Técnica e tecnologia: Como o homem construiu o conhecimento

Anselmo Lázaro Branco

Você sabe colocar um CD num aparelho e fazê-lo tocar, ou programar um relógio digital para despertar no dia seguinte. São casos em que você tem domínio de métodos e processos para realizar determinadas atividades. Nesse sentido, temos o domínio de técnicas. As técnicas, num sentido amplo, são o conjunto de métodos e processos aplicados a uma determinada atividade humana.

As técnicas são uma conseqüência da capacidade de pensar e criar. O geógrafo Ruy Moreira define as técnicas, como "as práticas de disciplinar a maneira de o homem lidar com o mundo que o rodeia". O mesmo geógrafo afirma que ao tocarmos um violão, expor uma idéia, plantar trigo, estamos desenvolvendo uma habilidade, uma técnica.

Evolução da técnica e adaptação

Ao longo da história, os seres humanos foram adquirindo habilidades e conhecimentos - métodos e processos - para produzir uma infinidade de coisas e realizar uma grande variedade de atividades. Isso lhes possibilitou, entre outros aspectos, adaptarem-se aos mais diversos ambientes que existem em nosso planeta. O homem consegue sobreviver e desenvolver atividades nos mais variados recantos da Terra.

Essa é uma diferença entre os animais e os seres humanos. Os primeiros adaptam-se a uns poucos ambientes ou somente a um tipo de ambiente (por exemplo, o urso polar sobrevive nas regiões frias do hemisfério Norte). Nesse sentido, dizemos que os animais estão bastante condicionados aos fatores naturais, enquanto para o homem tais fatores não são determinantes, em termos de sobrevivência, sobretudo, no mundo atual.

Para se adaptar a lugares diferentes os seres humanos precisaram desenvolver técnicas, ou seja, habilidades e conhecimentos para a produção de bens materiais e para a realização de atividades. Tudo o que as pessoas produzem para a satisfação de suas necessidades é considerado um bem material. Roupas, casas, automóveis, caderno, livro, computador, móveis, instrumentos agrícolas, um pote de margarina, um pacote de macarrão, são alguns exemplos de bens materiais.

Tecnologia

Segundo Ruy Moreira, "o conjunto dos princípios que orientam a criação das técnicas de uma civilização é a tecnologia". Atualmente, grandes empresas multinacionais, que produzem ou desenvolvem atividades de serviços em diversos lugares da Terra, e países desenvolvidos econômica e socialmente concentram centros de pesquisas, nos quais trabalham cientistas e pesquisadores responsáveis pela criação de tecnologia avançada.

É ela que permite a fabricação de modernos produtos eletroeletrônicos e de informática, satélites artificiais, medicamentos, equipamentos utilizados na realização de exames médicos, aviões. Esses países e empresas reúnem variedade e quantidade significativa de conhecimento tecnológico - dominam tecnologia avançada e, com isso, produzem mercadorias de alto valor.

O trabalho, por sua vez, depende das técnicas e da tecnologia desenvolvidas para retirar recursos da natureza, para produzir bens materiais e para realizar uma série de serviços.

Assim, as técnicas, a tecnologia e, ao mesmo tempo, o trabalho vão intermediando o relacionamento das pessoas com a natureza e vão determinando as modificações que ocorrem nas paisagens.

 

 

 

Veja também

Anselmo Lázaro Branco é geógrafo, professor do colégio Catamarã e autor dos livros "Viver e aprender História e Geografia", "Geografia Homem & Espaço", "Geografia Geral e do Brasil" e "Geografia: Território e Sociedade".



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos