Morfologia e sintaxe - A escolha das palavras e a questão da regularidade
Antes de apresentarmos as respostas da atividade solicitada em Sufixos e prefixos, forneceremos um quadro que pode servir de base para uma revisão de suas respostas.
Pense, primeiro, na palavra unimaginative. Ela é composta por uma raíz (imagine), por um sufixo (ive), que lhe dá o caráter de adjetivo, e por um prefixo (un), que lhe garante o sentido de oposição. Veja que prefixos e sufixos podem alterar bastante o sentido de uma palavra. O quadro apresenta os prefixos e sufixos mais comuns em inglês e suas funções:
Prefixes | meaning | example |
un- | opposite | uncomfortable |
in- | opposite | inconvenient |
over- | too much | overtired |
Suffixes | meaning | example |
-less | without | useless |
-ive | adjective | productive |
-able | adjective | countable |
-ible | adjective | flexible |
-ous | adjective | delicious |
-ly | adverb | slowly |
Agora, de posse desse quadro explicativo, faça uma revisão de sua atividade você mesmo. Depois, compare com as respostas sugeridas.
Children are very creative. (create) |
1. Paul is extremely hardworking. (extreme) |
2. He didn’t like the cake. It was most unpleasant. (pleasant) |
3. She was sacked from her job because she was inefficient. (efficient) |
4. John was arrested because he was driving carelessly. (care) |
5. It was very unkind of him not to help you. (kind) |
6. My girlfriend likes the colour green, but I find it unattractive. (attract) |
7. He’s a luck man. He’s been happily married for ten years. (happy) |
8. I bought a new computer. The other one was so unreliable. (rely) |
9. The dancer was superb. She gave a faultless performance. (fault) |
10. The passengers were frightened when the pilot flew dangerously close to a building. (danger) |
Você deve ter notado que apenas conhecer os sufixos e prefixos mais comuns da língua inglesa não garante que a atividade seja feita corretamente. Para que isso seja possível, é preciso associar a isso seus conhecimentos de morfologia e sintaxe.
Observe o exemplo dado: Children are very creative. (create) A palavra fornecida como pista é um verbo to create. Uma análise em termos sintáticos nos daria children como sujeito, verbo to be (are) e uma qualidade para esse sujeito, um predicativo do sujeito (very + ?).
Se very é um advérbio (e aí entra seu conhecimento morfológico), depois dele teremos um verbo ou um adjetivo, já que um advérbio modifica (ou intensifica) o sentido de um verbo ou de um adjetivo. Para qualificar o sujeito, precisamos de um adjetivo. É ele que imprime qualidade ao sujeito.
Usar o dicionário
Portanto, faz-se necessário transformar a palavra create num adjetivo. Há várias possibilidades como o quadro sugere. E, então, não temos escolha a não ser usar o dicionário e ver como de um verbo to create fazemos seu adjetivo.
Analisemos, agora, John was arrested because he was driving careless. (care) A palavra dada como pista pode ser um verbo (to care) como pode ser um substantivo (care). Depende do contexto em que ela estiver sendo empregada.
Se analisarmos o período após a conjunção because (um conector que busca dar uma explicação, revelar uma relação entre causa e consequência), veremos um sujeito (he) e um verbo de ação (to drive) no past continuous.
Explicação para o fato
A pista dada nos sugere que o complemento não pode ser um substantivo, por exemplo, a palavra care (cuidado). Se ela fosse usada, o enunciado não faria sentido. Para que o período seja coerente seria preciso, inclusive, dizer o contrário, já que John foi preso (John was arrested) e o que se busca na sequência do período é dar uma explicação para esse fato.
Pensemos, então, na possibilidade de usarmos um advérbio que nos diria como John estava dirigindo. Nesse caso, o período ficaria coerente se o advérbio indicasse que John não estava dirigindo com cuidado, ou seja, estava dirigindo sem cuidado. Há um sufixo que pode fazer com que a palavra care ganhe esse sentido: less, sendo a resposta careless. Nesse caso, o quadro pode ajudá-lo a resolver o problema.
Regularidade
Note que o uso dos sufixos e prefixos depende muito mais de um contato rico com a língua do que decorar regras. Lendo ou ouvindo bons textos, podemos nos aproximar do sentido que o uso dos prefixos e sufixos dão às palavras.
A única atitude que bem-vinda é aquela que comentamos no outro texto sobre o assunto. É bom conhecer as regularidades para tentar elaborar hipóteses sobre os usos dos prefixos e sufixos e, claro, checar sempre para saber se a hipótese se verifica.
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