Verbo (imperativo) (1): Este é o modo empregado em textos de instrução

Assunto: Inglês

Celina Bruniera, Especial para a Pagina 3 Pedagogia & Comunicação

Você já deve ter dado instruções a alguém e, portanto, feito uso de um gênero textual muito veiculado socialmente. Trata-se do texto instrucional, presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos, de como utilizar novos programas de computador, etc.


O texto instrucional tem uma estrutura bem simples, o que permite a uma pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer uma coisa a partir de sua leitura. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar um jogo, a jogar; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a preparar; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente.

Em alguns casos, os textos instrucionais servem para orientar pessoas em situações de emergência. Em situações como essas, é recomendável que a pessoa tenha acesso a instruções para resolver determinados problemas de forma bastante objetiva e clara. Daí a importância da estrutura dos textos instrucionais, que até na maneira como estão diagramados podem contribuir para facilitar a tomada de decisões.

Em caso de incêndio
O texto que analisaremos aqui tem como intenção instruir os hóspedes de um hotel acerca de como devem proceder em caso de incêndio.

Antes de ler o texto, levante hipóteses sobre seu conteúdo e sobre a forma como o texto está organizado. As questões propostas têm como objetivo orientar sua reflexão.

a. Que orientação você espera receber para agir em caso de incêndio?
b. Que tipo de linguagem é usada em textos instrucionais? Por quê?
c. Do ponto de vista da linguagem visual, da concepção gráfica desse gênero textual, o que você acha que pode ajudar a veicular a mensagem?

Os textos instrucionais se caracterizam, sobretudo, pelo uso do imperativo (afirmativo e negativo). Isso se dá em virtude da necessidade de transmitir a mensagem de forma objetiva e clara e, ainda, de garantir o tom de precaução que, geralmente, cerca esse tipo de mensagem.

Modo imperativo
Você deve conhecer o tempo verbal imperativo em inglês. O imperativo afirmativo é composto pelo infinitivo do verbo sem o to. Já o imperativo negativo é composto pelo auxiliar de presente do+not e o infinitivo do verbo sem o to. Assim, temos go como imperativo afirmativo do verbo to go e don't go, como imperativo negativo.

Agora, com os verbos que seguem, complete o texto que veicula instruções em caso de incêndio.

 

Feel Stay
Phone Don't use
Don't take Get
Walk Turn on
Fill Go
Wet Don't open
Open  

 

SAFARI PARK HOTEL
Fire Safety
A step-by-step guide that tells you what to do if there is a fire.

1. Don't take your luggage. (example)

2. _______________ your key.

3. _______________ the door with your hand. Is it hot? ________________ ________________ it!

4. If the door is not hot ___________ it slowly.

5. ______________ to the nearest exit.

6. _______________ _______________ the lifts. ______________ down to the ground floor.

Is the door hot? Is there thick smoke outside your room?

1. _____________ in your room.

2. _______________ for help.

3. _____________ the bathroom fan, and _____________ the bath with water.

4. ______________ towels and sheets.


Note a objetividade e a clareza do texto traduzidas tanto na disposição gráfica de seus elementos (em tópicos) como na economia de linguagem.

Clique aqui para ver as respostas corretas.

Celina Bruniera, Especial para a Pagina 3 Pedagogia & Comunicação é mestre em Sociologia da Educação pela USP e assessora educacional para a área de linguagem.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos