Divisão: O inverso da multiplicação

Roberto Perides Moisés e Luciano Castro Lima, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

A divisão é uma inversão da multiplicação.

Maria corta o pão em fatias para o jantar. Ela calcula: "Somos cinco - eu, meu marido e meus três filhos; seis fatias para cada um é o suficiente. 6 x 5 = 30 fatias".

Na mesa, cada um faz o pensamento inverso ao da mãe: "Uma, duas, três ... são trinta fatias; somos cinco; trinta fatias divididas para cinco pessoas... quer dizer que cada um poderá comer seis fatias".

A sentença matemática que expressa o corte do pão é: 6 x 5 = 30
Na mesa ocorre a inversão: as 30 fatias são divididas (:) entre 5 pessoas resultando ( = ) 6 para cada um.

O verbo dividir em matemática é representado pelo sinal : (lê-se dividido por) e o resultado (o quociente) pelo sinal = (lê-se igual). Temos assim a sentença matemática:

30:5=6

 

 

A mãe da família pensou o contrário: 30 fatias foram cortadas para que cada pessoa podesse comer 6.

30:6=5


 

Partes da divisão

O número que representa o total que vai ser dividido (ou repartido igualmente) chama-se dividendo;
O número que representa a quantidade de partes em que o total vai ser repartido chama-se divisor;
E o seu resultado é chamado de quociente.

30 :5 =6
dividendo divisor quociente

Quando usar a divisão?

Veja em que situações você pode usar essa operação. Você precisa saber isso para resolver os probleminhas de matemática:

  • Repartição igualitária:
    Quatro agricultores formaram uma pequena cooperativa, conseguindo arrecadar R$ 2.540,00 na colheita de milho. Quanto cada um vai receber?

    Esse é um problema típico de divisão: ao dividir 2.540 reais para 4 pessoas, pensa-se sempre em quantias iguais para cada um dos agricultores. A divisão é uma inversão: ela desmancha a operação multiplicação.

    Queremos saber qual parte cada um deve receber para que ao juntar as 4 partes (multiplicarmos por 4), obtenha-se o total arrecadado pela venda da colheita (2540).

? x 4 = 2.540

 

 

Essa pergunta é resolvida pela divisão 2540 : 4 = ?

  • Previsão:
    Um remédio é vendido em cartelas com 48 comprimidos. O médico receitou a José 3 comprimidos ao dia. Quantos dias de tratamento José conseguirá comprando 1 só cartela?

    Novamente, queremos saber quantas vezes (quantos dias) ele pode tomar 3 comprimidos até completar os 48 comprimidos de uma cartela.
3 x ? = 48

 

 

Esta pergunta é resolvida através de uma divisão 48 : 3 = ?

Como calcular a divisão

Veja como resolver operações de divisão. Para isso, imagine que você tenha um ábaco, em que você tenha representado o número 642, e queira dividi-lo em outros dois ábacos. O papel vai anotando o que você faz no ábaco.
Resolver 642 : 2.

 

 

 

 

 

 

 




.
 

 

 

 

 

 

 

Experimente o raciocínio para resolver também a adição e a subtração.
 

Roberto Perides Moisés e Luciano Castro Lima, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação são, respectivamente, mestre em educação matemática (USP) e prof. do Col. Santa Cruz e das Universidades Sumaré e São Judas; e coordenador de matemática do Ceteac - Centro de estudos e trabalho em educação e cultura.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos