Topo

Português

Concordância verbal (2) - As regras para casos mais difíceis

Do Manual de Redação da Folha de S. Paulo

CasoUsa-se singularUsa-se pluralUso facultativo
Verbo antes de sujeito composto  Renunciou/Renunciaram o presidente e os ministros. (prefira o plural)
Núcleos em gradaçãopara enfatizar o último termo: Em Roma, um dia, um mês, um ano passa voando.para enfatizar todos os termos: Em Roma, um dia, um mês, um ano passam voando. 
Núcleos resumidos por "tudo", "nada", "ninguém", "nenhum"Visitas, presentes, amigos, nada o tirava da apatia.  
QuemNão foram eles quem sujou a parede. Pode ocorrer a concordância com o termo antecedente (construção popular): Não foram eles quem sujaram a parede.
Queprecedido por singular: Não foi ele que sujou a paredeprecedido por plural: Não foram eles que sujaram a parede. 
Pronomes de tratamento/Vossa (s)Vossa Excelência está cansado?Vossas Excelências estão cansados? 
Infinitivosinfinitivos genéricos: Nadar e correr faz bem à saúde.determinados ou expressando ideias opostas: Rir e chorar fazem parte da vida; O comer e o dormir são necessários. 
Plurais aparentes (nomes próprios de países, Estados, cidades, acidentes geográficos, empresas)sem artigo ou com artigo no singular: O Amazonas nasce no Peru; Minas Gerais produziu grandes escritores no século 20.com artigo no plural: Os Estados Unidos assinaram o acordo; As Casas Bahia fundiram-se com o Grupo Pão de Açúcar. 
Plurais aparentes (nomes de obras literárias)sem artigo: "Suspiros Poéticos e Saudades" marca o início do romantismo no Brasil.com artigo no plural: "Os Lusíadas" representam um marco na literatura.com artigo no plural e verbo "ser": "Os Lusíadas" é/são uma obra-prima.
Verbo associado à palavra "se"transitivo indireto fica invariável: Trata-se de novo produto; Precisa-se de secretárias.na voz passiva, concorda com o sujeito: Vendem-se casas. 
Pronome relativo precedido de plural A maioria dos soldados que estavam no quartel ouviu a notícia. 

Português