Predicado (1): Definição e predicado verbal

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Os termos essenciais da oração são sujeito e predicado. Tudo aquilo que se diz do sujeito é o predicado. Vamos tomar um fato corriqueiro como exemplo:

O galo canta.

O sujeito da oração é "o galo". Pois bem, aquilo se diz do galo é o predicado dessa oração. Ou seja, "canta" é o predicado da oração. Nesse exemplo, podemos observar que o predicado é formado por um verbo intransitivo - o verbo cantar.

A ação que ele expressa tem sentido completo. Vamos a uma outra situação, dessa vez expressa por um ditado popular.

De grão em grão, a galinha enche o papo.

O sujeito da oração é "a galinha". Tudo que se diz da galinha é o predicado. Ou seja "de grão em grão, enche o papo". Nesse exemplo, o verbo do predicado é um verbo transitivo direto - o verbo encher. Ele pede um complemento, o chamado objeto direto: "o papo". A maneira como o sujeito enche o papo é expressa por um adjunto adverbial, "de grão em grão".

Mais um exemplo.

O cravo brigou com a rosa.

Como o sujeito dessa oração é "o cravo", todo o resto é o predicado: "brigou com a rosa". O predicado é expresso por um verbo transitivo indireto - o verbo brigar. Ele pede um complemento, um objeto indireto. O complemento do verbo transitivo indireto sempre se liga ao verbo por uma preposição.

O predicado também pode ser expresso por um verbo transitivo direto e indireto, ou bitransitivo. Vejamos:

Ele contou o segredo a todos.

O sujeito é "ele" e o verbo do predicado é o verbo "contar". Trata-se de um verbo que tem dois complementos: um objeto direto ("o segredo") e um objeto indireto ("a eles").

Alguém conta algo a outro alguém. Nos quatro exemplos que analisamos, o predicado estava expresso por verbos.

Quando o núcleo do predicado é um verbo, temos um predicado verbal. O núcleo do predicado verbal pode ser um verbo intransitivo ou transitivo. O verbo transitivo, por sua vez, pode ser transitivo direto ou indireto.

Predicado Verbal
a) verbo intransitivo. Ele sorriu.
b) verbo transitivo direto. Ele olhou a paisagem.
c) verbo transitivo indireto. Ele lembrou-se de Rosita.
d) verbo transitivo direto e indireto. Ele explicou a lição ao aluno.

 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos