UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Filosofia

História da filosofia

Antiga, medieval, moderna e contemporânea

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
De um modo geral, os estudos filosóficos têm como espinha dorsal o estudo da história da filosofia. Para se estabelecer uma seqüência histórica da filosofia podem-se usar diferentes critérios.

Normalmente, a periodização é feita a partir de uma correlação com os períodos históricos, políticos e culturais. Desse modo, fala-se em

1) filosofia antiga;
2) filosofia medieval;
3) filosofia moderna;
4) filosofia contemporânea.

(clique nos links para saber mais.)

O filósofo Mario Ariel González Porta, professor de filosofia na graduação e pós-graduação da PUC/SP, num pequeno grande livro, questiona essa periodização, na medida em que sua base não é de natureza filosófica. Para ele, o desenvolvimento filosófico tem de ser compreendido a partir de critérios que preencham as seguintes condições:

"1) que sejam, em primeiro lugar, intra-sistemáticos e propriamente filosóficos e, além disso,

2) que sejam evolutivos ou dinâmicos, isto é, que permitam compreender não apenas a diferença essencial entre o pensamento de diferentes períodos, mas também o princípio interno de passagem de um a outro."

A periodização proposta por González Porta permite efetivamente que o iniciante nos estudos filosóficos encontre o fio de Ariadne que o conduza com segurança no labirinto temporal em que pode se transformar a história da filosofia. Por isso, vale a pena conhecê-lo:

Período filosófico
Correspondência ao período histórico
Grandes nomes
Disciplina-chave
Conceito-chave
1. Período metafísico Época antiga, medieval e início da moderna

Platão, Aristóteles, São Tomás de Aquino

(Descartes)

Metafísica (ontologia) Ser
2. Período epistemológico (ou trasncendental) Época moderna (Descartes) Kant Epistemologia, Teoria transcendental Verdade, objetividade, validez
3. Período semântico-hermenêutico Época contemporânea

Husserl, Dilthey, Heidegger, Frege, Wittgenstein

Teoria da significação, Fenomenologia, Hermenêutica, Semântica (análise lógica da linguagem) Significado, Semântica: análise lógica da linguagem

O livro em que se encontra o esquema de Mario Ariel González Porta chama-se "A Filosofia a partir de seus problemas" e integra a coleção "Leituras Filosóficas", das Edições Loyola. Não se trata de uma leitura meramente introdutória, pois pressupõe que o leitor já tenha uma familiaridade mínima com a filosofia. A estes, com certeza, a obra de González Porta pode ser muito útil e esclarecedora.

Para pesquisar

    Dicionário de Filosofia, Nicola Abagnano (Editora Martins Fontes)
    ASSINE OS BOLETINS:
    DICAS DE PORTUGUÊS, UOL EDUCAÇÃO / VESTIBULAR E QUIZ

     
    Biografias Revistas e Sites Vídeos

    Porta Curtas

    Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave

    Dicionários

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Dictionary.com

    Inglês - Inglês

    Shopping UOL