País é referência em arquitetura, design e moda

  • Filippo Monteforte/AFP

    Coliseu durante celebrações pelo aniversário de Roma

A Itália tem tradição em cursos das áreas de moda, arquitetura, design e artes e, por isso, está nos planos de estudantes brasileiros que pretendem se especializar em uma delas.

Há cursos de graduação e de pós-graduação renomados em diferentes cidades do país, como Roma, Florença, Milão e Turim.

Dentre as universidades, mais de cem são públicas e apenas uma minoria é formada por instituições particulares. Elas têm autonomia financeira e didática e oferecem diferentes cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado, especialização e doutorado).

As universidades públicas não são completamente gratuitas, há uma taxa anual de matrícula que varia conforme a renda da família. A taxa mais alta, do curso de medicina, pode alcançar os 2.000 euros*.

Um curso de pós-graduação em gerenciamento de moda e marcas de luxo no Istituto Marangoni, em Milão, custa 27 mil euros*, com acomodação em quarto individual em apart hotel. O curso dura nove meses e tem como pré-requisito apresentar proficiência em inglês (Toefl ou Ielts), portfólio e tradução do diploma de ensino superior.

São diferentes as regras e documentos para se matricular nos diferentes cursos de graduação e pós-graduação. Para saber os procedimentos, consulte o site da Embaixada da Itália.

Idioma com moda

A nova tendência dos cursos de línguas é atender a nichos específicos (idioma para arquitetos ou idioma com esporte, ou ainda idioma com gastronomia). Na Itália, é possível fazer um curso de italiano com moda, de duração de um mês, com 20 aulas por semana, acomodação em casa de família, quarto individual, meia pensão e taxa de matrícula, por cerca de 2.700 euros*, segundo a STB.

Já um curso tradicional, com os mesmos serviços inclusos, sai por cerca de 1.800 euros*.

Italiano no ensino médio

Somente brasileiros com cidadania europeia e nível intermediário do idioma poderão realizar o colegial nesse país. Há pacotes de um semestre ou de um ano. Os preços partem de 5.480 euros*, segundo a STB.

Todas as escolas que participam do programa funcionam em um sistema integral, ou seja, as aulas começam por volta das 8h e terminam por volta das 16h. Quando o intercambista retorna ao Brasil, o tempo que ele ficou fora é validado e eles continuam o colegial normalmente. 

Viajar é parte do aprendizado

É parte do aprendizado fazer pequenas viagens dentro do país. Entre as principais cidades estão Roma (capital), Florença, Turim, Milão, Gênova, Veneza, Verona, Nápoles, Parma, Bolonha e Palermo.

Roma é um museu a céu aberto, abriga uma série de monumentos arquitetônicos da antiguidade, além de um valioso patrimônio artístico no Vaticano -Estado independente, pertencente à Igreja Católica e localizado no centro da capital.

Mais ao sul, próximo à cidade de Nápoles, a Itália exibe uma das vistas mais deslumbrante da Europa -a Costa Amalfitana. A costa, que se estende por 50 quilômetros, mostra o contraste entre o mar azul escuro, rochas e hotéis charmosos encostados nos penhascos.

Florença tem a Galeria Uffizzi como uma de suas principais atrações. No museu, é possível ver algumas das pinturas e esculturas mais famosas do mundo.

Milão, núcleo da moda e centro econômico do país, também é repleta de monumentos históricos. Vale visitar o Duomo e o teatro La Scala.

Siena poderia ser apenas uma das cidades medievais da Itália, mas é também um centro turístico que atrai visitantes de todo o mundo, especialmente durante a famosa corrida de cavalos chamada Pálio de Siena.

Verona é a maior cidade da região do Vêneto e uma das mais românticas da Itália, ao lado de Roma e Veneza. Foi cenário da famosa tragédia de William Shakespeare, Romeu e Julieta. Possui um anfiteatro romano, mais antigo que o Coliseu (Roma), onde é apresentado um importante festival de ópera durante o mês de agosto.

Veneza é suja e lotada de turistas durante a maioria dos meses do ano. Mesmo assim, encanta pela beleza de seus canais e monumentos históricos. No centro da cidade, fica a exuberante Praça São Marcos.

* Clique para converter o valor em real (R$)

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos