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Matemática

Enem - Porcentagem

Questões de caráter interdisciplinar marcam o exame

Michele Viana Debus de França*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Alguns conteúdos matemáticos são facilmente relacionados às outras áreas do conhecimento - e encontrados em problemas cotidianos. É o caso da porcentagem. Como o Enem e os grandes vestibulares têm procurado apresentar questões com caráter interdisciplinar, não só na área de matemática, recomenda-se atenção especial a esse assunto.

Os alunos também devem estar atentos para o fato de que, com o novo Enem, além da capacidade de associar conceitos, será avaliada a aplicação desses conceitos na solução de problemas reais.

No que se refere à porcentagem, é possível afirmar que, no Enem, há sempre mais de uma questão não específica de Matemática tratando do assunto. Para exemplificar esse fato, a seguir estão selecionadas questões das últimas três edições do exame:

Questão 25 - versão amarela - exame de 2007



Página 3


Comentário

O texto explica um pouco do conceito de meia-vida, o qual, originalmente, é estudado na disciplina de Química. O texto afirma que a meia-vida (tempo necessário para que uma substância se reduza à metade) da amoxicilina é de uma hora. O gráfico da questão representa a porcentagem do fármaco no organismo com o número de meias-vidas. Assim, às 12h, quando o medicamento foi introduzido no organismo do paciente, sua porcentagem é de 100%. Passada uma meia-vida - portanto, uma hora -, a porcentagem reduz-se a 50%. Como a questão pede às 13h30min, se observarmos mais metade de uma meia-vida, a porcentagem marcada no gráfico é de 35%. Resposta D.

Trata-se de uma questão que envolve, além da interpretação do texto e do gráfico, os conceitos de porcentagem (matemática) e de meia-vida (química).

Questão 22 - versão amarela - exame de 2008



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Comentário

Nessa questão, que envolve temas relacionados ao meio ambiente, é preciso analisar cuidadosamente cada opção. No entanto, não é necessário dominar o assunto, mas sim estar atento às expressões usadas para interpretar as porcentagens presentes no esquema. Expressões como "maior parte", "é superior" e "mais da metade" estão associadas a essas porcentagens.
Dessa forma, a opção correta é a D, pois a porcentagem de radiação absorvida diretamente pelo solo é de 50% - e a quantidade devolvida para a atmosfera é de 44%.

Questão 45 - versão amarela - Ciências da natureza e suas tecnologias - 1º dia de provas - 2009



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Comentário

Trata-se de uma questão também da disciplina de Química. No texto, é explicado o processo químico que gera o álcool hidratado a partir da biomassa. Porém, sem o conhecimento da porcentagem, não é possível responder à questão corretamente.

Primeiro, calculam-se os 20% de etanol da mistura inicial (160 kg) e os 80% de água (640 kg). Após destilado, dos 100kg, 96 kg são de etanol e 4 kg são de água. No cálculo do resíduo, temos 160 - 96 = 64 kg de álcool e 640 - 4 = 636 kg de água, ou seja, 636 + 64 = 700 kg de massa total. Realizando, por fim, outro cálculo de porcentagem, temos que os 64 kg de álcool representam, aproximadamente, 9,1% de concentração no resíduo (resposta C).

Temos, então, basicamente, uma questão de porcentagem aliada à interpretação do texto.
*Michele Viana Debus de França é licenciada em matemática pela USP e mestre em educação matemática pela PUC-SP.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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