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Matemática

Parênteses

Qual a utilidade desses símbolos?

Antonio Rodrigues Neto*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Muitos procedimentos, usados para aplicar o conhecimento matemático, não são percebidos pelos estudantes. Parecem triviais e mesmo irrelevantes. Essa falsa impressão produz algumas armadilhas justamente no momento em que é necessário estudar matemática.

A partir dessa preocupação, escolhi o procedimento de utilização dos parênteses como exemplo de um recurso importante para a organização dos cálculos.

Vamos começar pela aritmética, explorando as relações que podem ser construídas. A cautela que temos de ter está relacionada à interpretação dos problemas, pois devemos estar atentos à pontuação e à forma como determinado problema é proposto.

A lista de compras de um supermercado pode ser um bom ponto de partida. Imaginemos a compra de quatro latas de azeite, a quatro reais e cinquenta centavos a lata, e quatro latas de leite em pó, a três reais e doze centavos cada lata.

Para sabermos o gasto total dessa compra, temos duas possibilidades: a primeira é multiplicarmos, separadamente, o preço de cada produto por quatro - e, logo depois, efetuarmos a soma:

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Já o segundo caminho é somarmos os dois preços e, depois, multiplicarmos por quatro. É nessa opção que introduzimos os parênteses, a fim de organizar esse tipo de resolução, indicando a soma como prioridade:

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Com esse procedimento, podemos nos divertir um pouco, construindo expressões numéricas aparentemente iguais, mas que são elaboradas a partir de frases e textos com sentidos bem diferentes.

Por exemplo: multiplicar o seis pela soma de quinze com sete impõe a necessidade dos parênteses. A partir desse texto e da expressão numérica correspondente - (15 + 7) x 6 -, se retirarmos os parênteses a expressão muda de sentido: passamos a ler que o sete é multiplicado pelo seis, para depois somarmos esse produto ao quinze, com a consequência de um resultado bem diferente:

Na condição de primeiro somarmos o quinze com o sete
Na condição de primeiro multiplicarmos o sete pelo seis

Podemos citar outros exemplos, agora com um pouco de conteúdo algébrico, utilizando a aritmética para verificar a importância desse recurso que organiza e muda o sentido das frases matemáticas.

Por exemplo: a soma de dois números elevada ao quadrado é diferente da soma de dois números que foram elevados ao quadrado. Quase com as mesmas palavras - e com idéias semelhantes - temos resultados completamente diferentes:

1) A soma de dois números elevada ao quadrado

2) A soma de dois números que foram elevados ao quadrado

Se , então temos:

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Outra aplicação é quando operamos com números negativos e números fracionários. Os dois exemplos abaixo mostram como os parênteses, para o caso dos números negativos e positivos, definem o sinal da base, indicando o seu valor exato:

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No primeiro caso, a base é -3, enquanto que, no segundo, é 3 ou +3. A aplicação correta dos parênteses informa se o sinal está incluído ou não na operação.

Já para o caso das frações, a presença ou não dos parênteses poderá incluir ou excluir os denominadores, alterando a ordem das operações:

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Para terminar, comentarei outra aplicação, essencial na utilização das expressões literais ou das fórmulas.

A forma de substituir a variável, representada por uma letra, pelo valor numérico correspondente é o primeiro passo para utilizarmos corretamente as expressões literais.

Assim, substituir inicialmente as letras pelos parênteses é uma etapa que aparenta ser desnecessária, mas que, no momento do cálculo, mostrará a sua importância: um procedimento que diminui a possibilidade da ocorrência de erros nas operações, principalmente em relação ao jogo de sinais que sempre acontece nas substituições.

Na fórmula abaixo calculamos o valor de M para T = 8, L = -3 e K = 4:

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*Antonio Rodrigues Neto, professor de matemática no ensino fundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria e Estética: experiências com o jogo de xadrez" pela Editora da UNESP.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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