Topo

Cetep abre inscrições para cursos grátis de informática no RJ

13/08/2002 22h12

Da Redação
Em São Paulo

Centros públicos do Rio de Janeiro estão com inscrições abertas para preencher cerca de oito mil vagas em cursos gratuitos de informática.

O Cetep (Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante) de Nilópolis, na Baixada Fluminense (RJ), inicia nesta quarta-feira (14/08) as inscrições para preencher 1.440 vagas nos cursos com duração média de quatro meses.

As vagas estão divididas entre os módulos básico e avançado. Os cursos podem ser feitos por alunos com idade mínima de 12 anos e 5ª série concluída. Há vagas em turnos diurnos e noturnos, de segunda a sábado.

Os cursos proporcionam qualificação profissional para jovens que, a partir do ensino fundamental, podem obter uma especialização profissional.

Os interessados devem procurar o Centro de Referência e Informação, na Rua Antônio José Bittencourt, 1.270 / 1.280, Nova Cidade, Nilópolis. As inscrições são gratuitas.

O Centro de Informática do Cetep de Nilópolis é administrado pela Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica - órgão vinculado à Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia.

Mais vagas em informática

Além do Ceteps da Baixada Fluminense, o Centro de Combate à Exclusão Digital Tia Zica, no Rio de Janeiro, mantém até 23 de agosto as inscrições para preencher 6.976 vagas em cursos gratuitos de português e informática.

Há 450 vagas para cursos de português e 6.526 para a área de informática (2.080 para o módulo básico, 4.160 para o avançado e 286 para o módulo básico especial, dirigido a portadores de deficiência física).

As aulas começam em 2 de setembro. Os interessados podem optar pelos turnos da manhã, tarde ou da noite, de segunda a sábado.

Para se inscrever no módulo básico (normal e especial) é preciso ter, no mínimo, 12 anos e a 5ª série do Ensino Fundamental completa. Para fazer o módulo avançado será necessário apresentar certificado de conclusão de informática básica.

O curso de reciclagem em português exige apenas que o candidato tenha idade mínima de 13 anos e a 8ª série do Ensino Fundamental completa.

A inscrição deve ser feita no Centro de Referência e Informação, na Rua Visconde de Niterói, 1364, Mangueira, das 8h às 16h.

Os candidatos deverão apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento, uma foto 3x4, comprovantes de escolaridade e de residência. Todos os documentos, inclusive os certificados de cursos, devem ser originais.

O Centro de Combate à Exclusão Digital Tia Zica funciona no Cetep (Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante) da Mangueira.