Fies

É possível desistir?

Da Redação
Em São Paulo

  • O que acontece em caso de desistência ou mudança de faculdade?


  • O Fies permite que o estudante beneficiado mude de curso uma única vez, desde que não tenha assinado o contrato há 18 meses. O curso de destino deve estar inscrito no Fies. O prazo máximo de financiamento passa a ser o período remanescente para a conclusão do novo curso.

    O estudante poderá solicitar o encerramento da utilização do financiamento uma vez até a conclusão do curso. Para isso, deve preencher o Requerimento de Encerramento.

  • O beneficiado pelo Fies pode suspender o contrato?


  • O estudante pode suspender o financiamento -exceto no semestre no qual fez o requerimento do benefício- pelo prazo máximo de um ano. A suspensão deve ser feita na agência da CEF (Caixa Econômica Federal) onde foi assinado o contrato.

    A suspensão só estará valendo a partir do primeiro dia útil do mês seguinte à solicitação. O contrato só pode ser reativado no semestre seguinte.

  • O estudante tem que participar da seleção do Fies a cada semestre?


  • Não. Quando o estudante consegue o financiamento de sua mensalidade junto ao Fies, é firmado um contrato válido durante todo o curso.

    É necessário, entretanto, fazer um aditamento semestral ao contrato, na época da renovação da matrícula, nos períodos fixados pelas próprias instituições. O estudante deve procurar a Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do Fies ou a secretaria do seu curso na universidade para obter informações sobre os prazos.

    A instituição de ensino superior, por sua vez, precisa fazer inscrição e renovar, a cada seis meses, o seu interesse em abrir novas vagas a estudantes que precisam do benefício.

    Receba notícias pelo Facebook Messenger

    Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos