Topo

Gráfica R.R.Donnelley vai arcar com os gastos do erro de impressão do Enem

Camila Campanerut

Em Brasília

08/11/2010 20h36

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na noite desta segunda-feira (8) que a gráfica R.R.Donnelley, contratada por meio de licitação, para imprimir as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) irá arcar com as despesas da reimpressão da prova do sábado, cujos problemas na impressão dos cadernos amarelos afetaram cerca dois mil inscritos que terão de refazê-la, em data ainda ser definida pelo ministério.

“O problema assumido pela gráfica Donnelley que, no dia de hoje, pela manhã, teve a dignidade de emitir uma nota assumindo a responsabilidade pelo ocorrido e se colocando à disposição do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira),para reparar o eventual mal causado para salvaguardar os direitos dos estudantes”, explicou o ministro, em coletiva de imprensa, em Brasília.

Além dos gastos com a nova prova, a gráfica terá de pagar uma multa, que segundo o ministro está previsto em contrato.

“Os custos da eventual reaplicação vão ser arcados pela própria gráfica que se colocou à disposição do Inep. Nós estamos neste momento apurando com otimismo em virtude do cálculo que acabamos de fazer”, completou, se referindo ao baixo número de prejudicados em relação ao 4,6 milhões de inscritos.   

De acordo com Haddad, a prova tem custo de cerca de R$ 39 por aluno inscrito. E pelo formato da elaboração do teste e a rapidez do processo logístico de elaboração, impressão e distribuição, um novo exame poderia ser realizado dentro de um mês com esses alunos prejudicados.