Topo

Adultos podem concluir ensino médio com Enem

Da Redação*

Em São Paulo

26/05/2011 14h20

Maiores de 18 anos que não tiveram a chance de concluir o ensino médio podem conseguir o certificado de conclusão do curso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos interessados devem informar, no momento da inscrição, que desejam o certificado.


Neste caso, não é necessário ter frequentado escola regular ou a educação de jovens e adultos, mas basta ter 18 anos completos. O candidato à certificação fará as mesmas provas dos estudantes que buscam vaga na educação superior pública.

A pontuação exigida para obter o documento será definida pela instituição certificadora, que o candidato deve escolher também durante a inscrição no Enem, pela internet. Mais de 350 instituições estão credenciadas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Para concluir a certificação, as instituições que firmaram o acordo de cooperação técnica com o Inep devem publicar a relação com os nomes e dados dos candidatos aprovados. Em 2010, cerca de 110 mil pessoas, com mais de 18 anos, conseguiram concluir o ensino médio ao fazer o Enem.

*Com informações da assessoria do Inep