Entenda o que cada nível de desempenho quer dizer

A escala é dividida em quatro faixas de notas. Cada uma dessas faixas indica uma proficiência. Como a “régua” é a mesma, as séries e as disciplinas têm “cortes” diferentes. Por exemplo: enquanto um desempenho adequado em português no 5º ano é uma nota mínima 200, para o nono ano a nota é 225. As quatro proficiências são as seguintes:

 

Abaixo do básico: Os alunos têm domínio insuficiente dos conteúdos da série em que estão.

Básico: Os estudantes têm apenas domínio mínimo dos conteúdos.

Adequado: Os alunos têm domínio pleno dos conteúdos da série em que estão.

Avançado: Os estudantes têm domínio maior do que o exigido para a série que cursam.

 

Veja algumas das habilidades esperadas das faixas “adequado” e “avançado”:

 

Português

5º ano

Proficiência em português (escala Saeb)

  5º ano 9º ano
Abaixo do básico 125-150 125-200
Básico 150-200 200-275
Adequado 200-250 275-325
Avançado 250-325 325-350
  • Adequado - Os alunos podem: identificar, dentre os elementos da narrativa que contém discurso direto, o narrador observador; selecionar entre informações explícitas e implícitas as correspondentes a um personagem; inferir o sentido de uma expressão metafórica e o efeito de sentido de uma onomatopéia; localizar a informação principal; inferir a finalidade do texto; entre outros.
  • Avançado - Os alunos podem também: localizar características do personagem em texto poético; distinguir um fato da opinião relativa a este fato; identificar uma definição em texto expositivo; identificar relação lógico-discursiva marcada por locução adverbial de lugar,advérbio de tempo ou termos comparativos em textos narrativos longos, com temática e vocabulário complexos; entre outros.

9º ano

  • Adequado – Os alunos podem: inferir informações implícitas em textos poéticos subjetivos, textos argumentativos com intenção irônica, fragmento de narrativa literária clássica, versão modernizada de fábula e histórias em quadrinhos; identificar a tese de um texto argumentativo; identificar o conflito gerador do enredo; reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações; entre outros.
  • Avançado – Os alunos demonstram neste nível habilidades de leitura que envolvem compreensão global de texto; avaliação e estabelecimento de relações entre textos e partes de textos mais longos e com vocabulário complexos; inferem informações em diversos contextos; e começam a ler com compreensão textos da literatura clássica.

Matemática

5º ano

Proficiência em matemática (escala Saeb)

  5º ano 9º ano
Abaixo do básico 125-175 125-225
Básico 175-225 225-300
Adequado 225-275 300-350
Avançado 275-375 350-425
  • Adequado – Os alunos podem: calcular o resultado de uma adição por meio de uma técnica operatória; ler informações e dados apresentados em tabelas; resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas; resolver problemas estabelecendo trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores; envolvendo diferentes significados da adição e subtração; entre outros.
  • Avançado – Os alunos também podem: resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão, em situação combinatória; reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas; identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos; entre outros.

9º ano

  • Adequado – Os alunos podem: reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas; identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados; resolver equações do 1º grau com uma incógnita; identificar diferentes representações de um mesmo número; resolver problemas envolvendo a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, utilizando várias operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) e utilizando as relações métricas do triângulo retângulo; entre outros.
  • Avançado – Os alunos também podem: resolver problemas envolvendo o cálculo de área e perímetro de figuras planas; o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malha quadriculada; efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais; identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema; interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas; reconhecer as representações dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos; entre outros.

Clique na imagem e veja os resultados por Estado no infográfico



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos