Topo

Justiça suspende expulsão de aluno da USP acusado de invadir prédio da universidade

Do UOL, em São Paulo

05/03/2012 17h16

A Justiça de São Paulo suspendeu a expulsão de um dos seis estudantes da USP (Universidade de São Paulo) acusados de ocupar salas da Coseas (Coordenadoria de Assistência Social) em março de 2010. Segundo o mandado de segurança, expedido pelo juiz Valentino Aparecido de Andrade, da 10ª Vara de Fazenda Pública, a pena foi “excessiva” ou “ao menos não bem justificada”.

O juiz pediu que a universidade esclareça os motivos que levaram à expulsão do aluno Marcus Padraic Dunne. Em nota, a USP afirma que “está tomando as providências cabíveis para esclarecer os pontos que embasaram a decisão do juiz”.


Segundo a universidade, “o processo administrativo disciplinar, concluído em dezembro do ano passado, não apurou simplesmente a ocupação, mas sim outras ações graves, como desaparecimento de prontuários com informações sigilosas da saúde e da família de alunos da Universidade e de crianças e adolescentes alunos da Escola de Aplicação, além de desaparecimento e danos de patrimônio público”.

Além do estudante que teve a liminar concedida, cinco entraram com ações na Justiça, sendo que três tiveram resposta negativa e um ainda aguarda decisão.