Topo

MEC diz que descredenciamento da São Marcos será publicado no Diário Oficial de segunda-feira

Do UOL, em São Paulo

23/03/2012 17h34Atualizada em 23/03/2012 17h47

O MEC (Ministério da Educação) afirmou que a portaria com o descredenciamento da Universidade São Marcos será publicada na edição de segunda-feira (26) do Diário Oficial da União. O descredenciamento foi anunciado no site do MEC ontem (22). Hoje (23), a universidade afirmou, em nota, que "a informação contida no site do Ministério da Educação tem caráter informativo, sem qualquer respaldo oficial, e a forma de sua divulgação causou estranheza e está gerando um grande desencontro de informações entre imprensa, professores, alunos e sociedade".

De acordo com o MEC, a decisão de descredenciar a Universidade São Marcos foi tomada após verificação de irregularidades na oferta de cursos. Entre elas, o descumprimento de medidas cautelares determinadas pelo ministério em função do baixo desempenho da instituição nas avaliações da pasta.

O descredenciamento significa, na prática, o encerramento das atividade da São Marcos. Os cerca de 2 mil alunos da instituição devem ser transferidos para outras faculdades.

O MEC disse que vai cobrar dos representantes legais da instituição procedimentos para que os estudantes não sofram prejuízos. Para viabilizar a transferência para outras instituições, a universidade deverá providenciar a entrega de toda a documentação acadêmica (histórico escolar, ementas de disciplinas e, se for o caso, planos de curso) aos interessados em até 90 dias. Segundo o MEC, a universidade também deverá se responsabilizar pela guarda e organização do acervo acadêmico dos estudantes.

A nota também afirma que o ministério enviará ofício às instituições de ensino superior localizadas nos municípios em que a Universidade São Marcos atuava, solicitando que aceitem a transferência dos estudantes que possuem bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Nota publicada por engano

Hoje pela manhã, quem entrasse no site da instituição encontrava uma outra nota, assinada pela reitora Maria Aurélia Varella, informando que as aulas estavam suspensas e que os funcionários e professores realizariam um verdadeiro mutirão para providenciar os documentos para a transferência dos alunos. Segundo o coordenador do curso de psicologia, Armando Costa e Silva, a divulgação dessa nota foi uma "falha técnica".

No período da tarde, a São Marcos divulgou uma nova nota dizendo que não há nenhuma informação oficial determinando o encerramento das atividades e que as aulas não foram interrompidas e continuam normalmente.