Topo

Faculdades suspendem aulas na UnB após boatos de bombas no campus

Do UOL, em São Paulo*

13/04/2012 15h39

Duas faculdades da UnB (Universidade de Brasília) suspenderam as aulas nesta sexta-feira (13) após boatos sobre a existência de bombas no campus universitário. Os alunos da FAC (Faculdade de Comunicação) e do ICS (Instituto de Ciências Sociais) foram dispensados e, segundo a reitoria da instituição, a segurança foi reforçada em toda a universidade, inclusive com policiais a paisana.

Os boatos sobre a suposta existência de bombas na universidade começaram a circular ontem (12) à noite nas redes sociais. Entre outras coisas, as mensagens afirmavam que a universidade sofreria um atentado hoje, dia 13 de abril.

Acionados pela reitoria, agentes das polícias Federal (PF), Militar (PM) e Civil (PC) inspecionaram o local durante a madrugada e não encontraram qualquer indício de perigo. Mesmo assim, muitos estudantes e professores que se sentiam inseguros deixaram de comparecer às aulas.

A instituição pede a todos os alunos que não alimentem boatos e que informem qualquer movimentação suspeita pelos telefones (61) 3107-0219, 3107-0218 ou 3107-0217.

Prisão

Os boatos reavivaram o episódio que culminou, no último dia 22 de março, com a prisão de dois homens acusados de incitação e indução à discriminação ou preconceito racial; incitação à prática de crime e de publicar fotografias com cenas de pornografia infantil.

Um dos homens presos, Marcelo Valle Vieira Mello, é ex-aluno de letras da UnB. O outro é Emerson Eduardo Rodrigues. Segundo a Polícia Federal, ambos mantinham um blog com mensagens discriminatórias e de apologia à violência, sobretudo contra mulheres, negros, homossexuais, nordestinos e judeus, além da incitarem o abuso sexual de menores.

Embora o blog continue sendo atualizado e textos de teor parecido continuem sendo divulgados pela internet, as autoridades ainda não sabem dizer se os boatos de ontem podem ter sido espalhados por pessoas ligadas a Mello e Rodrigues

*Com informações da Agência Brasil