Topo

MIT e Harvard fazem parceria e criam plataforma de cursos online, com testes e certificado

Do UOL, em São Paulo*

02/05/2012 13h30Atualizada em 04/05/2012 10h37

A Universidade de Harvard e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), renomadas instituições de ensino dos EUA, anunciaram nesta semana uma parceria para oferecer versões online das aulas de seus cursos da graduação em uma plataforma tecnológica chamada EdX. Os primeiros cursos serão anunciados até o mês de julho.

Não é de hoje que renomadas universidades norte-americanas oferecem cursos online gratuitos sobre diversos assuntos. Tanto Harvard quanto o MIT já ofereciam vídeos com aulas sobre diversos assuntos. A diferença é que a EdX incluirá, além dos vídeos, testes online, tira-dúvidas em tempo real, ranking de perguntas e respostas dos estudantes e laboratórios web colaborativos.

Esse novo serviço foi desenvolvido com base na plataforma online já existente para oferecer os cursos do MIT, a MITx, anunciada em dezembro de 2011. Para conhecer o site, clique aqui.

Seu primeiro curso, de Circuitos e Eletrônica, começou em março e registrou cerca de 120 mil alunos. Aqueles que concluírem o curso receberão um certificado de domínio e de um grau, mas sem crédito oficial.

Da mesma forma, cursos de EDX irão oferecer um certificado. Serão oferecidos cursos não apenas de engenharia, mas também de humanidades.

A união das duas universidades foi feita no formato de uma “joint venture sem fins lucrativos”. Em seu material de comunicação, a EdX ressalta que as aulas online nunca poderão substituir o modelo tradicional de educação superior, mas que podem melhorar e acrescentar experiências diferentes de ensino e de aprendizado em ambas as universidades.

Laboratório de observação

O MIT e funcionários de Harvard destacaram que iriam usar a nova plataforma on-line não apenas para construir uma comunidade global de alunos on-line, mas também para pesquisar métodos de ensino e tecnologias.

Por exemplo, um pesquisador de educação de Harvard, usando o curso de Circuitos do MITx, descobriu que a maioria esmagadora dos estudantes prefere ler notas manuscritas do que as mesmas notas apresentadas em PowerPoint.

Tendência

No mês passado, as universidades de Stanford, Princeton, Pensilvânia e Michigan anunciaram sua parceria com uma nova empresa com fins lucrativos, a Coursera.

A tecnologia para a aprendizagem on-line está evoluindo tão rapidamente que os responsáveis por esses novos empreendimentos dizem que as ofertas ainda são experimentais.

"Meu palpite é que, daqui cinco anos, estaremos fazendo algo muito diferente do que fazemos agora", disse o reitor Alan M. Garber, de Harvard, ao New York Times. Ele ficará encarregado do envolvimento da universidade.

A EdX, que deverá oferecer aos seus cinco primeiros cursos a partir de setembro, será supervisionada por uma organização sem fins lucrativos, em Cambridge, de propriedade e regido em partes iguais pelas duas universidades, cada um dos quais comprometeu US $ 30 milhões para o projeto.

*Com informações do New York Times