Topo

Universidade Federal de Uberlândia cancela vestibular

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia (MG)

24/06/2012 11h04Atualizada em 24/06/2012 11h23

As provas da segunda fase do vestibular da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) foram canceladas na manhã deste domingo  (24). Segundo o reitor da UFU, Alfredo Julio Neto, um aluno teve acesso às provas que ocorreram na tarde de ontem e também às que seriam aplicadas na tarde de hoje. “Estamos cancelando, porque se um aluno tem acesso prejudica todo o resto”, informou.

A denúncia foi feita no Ministério Público no início da noite de ontem. Segundo o reitor, logo após a denúncia o MP esteve na sede da UFU e checou o cofre onde ficam as provas. “Ficou comprovada que houve a fraude”, disse.

Em seguida, o reitor, o MP e a Polícia Federal foram até a casa do aluno que tinha recebido a prova. Lá, eles conseguiram localizar os documentos e apreendê-los. O suspeito de ter repassado a prova é um servidor público antigo da UFU. “Não é um professor, é um servidor que estava para aposentar. Agora ele será exonerado”, disse.

Na manhã de hoje o aluno prestou depoimento à Polícia Federal, mas a identidade dele foi preservada. O motivo, segundo o reitor, é para que não gere represálias.

A nova data para as novas provas ainda nao foi definida. De acordo com o reitor, a data será discutida ainda hoje e deve ser informada durante a semana.  As provas foram canceladas em todos os campi da UFU, que ficam em Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba.

A UFU (Universidade Federal de Uberlândia) encerraria hoje o vestibular 2012 de inverno. Os exames começaram ontem (23). Foram convocados para essa etapa 4.548 candidatos. São oferecidas 1.534 vagas em 43 cursos de graduação.

Hoje, as provas seriam compostas por questões de filosofia, língua portuguesa, literatura, matemática, química e sociologia.