Topo

Servidores em greve da UFC suspendem matrícula de aprovados no Sisu

Do UOL, em São Paulo

29/06/2012 13h18Atualizada em 29/06/2012 13h25

As matrículas dos aprovados na UFC (Universidade Federal do Ceará) por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do MEC (Ministério da Educação), foram suspensas por causa da greve dos servidores técnico-administrativos da universidade. A matrícula deveria ter começado nesta sexta-feira (29). 

Segundo nota publicada no site da UFC, o comando de greve dos servidores "decidiu não permitir a execução da matrícula da 1ª chamada dos candidatos aprovados no Sisu 2º/2012, atendendo orientação nacional da Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras).

O problema foi verificado às 8h30. Ainda de acordo com a nota, a universidade "resolveu suspender o processo de matrícula, até que seja possível fazê-lo com tranquilidade e segurança para os candidatos".

O texto, assinado pelo Pró-Reitor de Graduação da UFC, professor Custódio Luís Silva de Almeida, tenta tranquilizar os aprovados afirmando que as vagas estão garantidas e que a matrícula "deverá ocorrer assim que o impasse [da greve] for resolvido pelo Ministério da Educação. 

Servidores em greve

Além dos professores das universidades federais, os servidores técnico-administrativos também estão em greve. O movimento nacional é coordenado pela Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-administrativos das Universidades Brasileiras).

Entre as reivindicações específicas da categoria estão o reajuste salarial, a racionalização dos cargos e a isonomia salarial e de benefícios entre os três poderes. Na pauta geral, a categoria pede o fim da terceirização, o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) em educação e a implantação da jornada de trabalho de 30h sem redução de salário.