Herói de menina Brenda diz que vai retomar os estudos na próxima semana

Camila Rodrigues
Do UOL, em São Paulo

  • Joel Silva/Folhapress

     Alex Ramos de Carvalho,17 que encontrou garota Brenda Gabriela da Silva, 4, que tinha sido sequestrada

    Alex Ramos de Carvalho,17 que encontrou garota Brenda Gabriela da Silva, 4, que tinha sido sequestrada

Alex Ramos Carvalho, o rapaz que salvou a garota Brenda Gabriela da Silva de um sequestrador em São Paulo, começará as aulas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na próxima semana, após o feriado paulista de 9 de julho.

Na semana passada, ele ganhou uma bolsa de estudos para concluir o ensino fundamental e o ensino médio por meio de cursos a distância em um programa de TV, desistiu e acabou ganhando outra bolsa, mas na modalidade presencial. “Já tenho dificuldades com a professora do lado, imagina sozinho e a distância! Não ia adiantar muito”, conta. 

Carvalho estudou até a 4ª série (5º ano) e teve de abandonar os estudos após a morte da mãe. “Não tinha mais quem cuidasse de mim, então eu tive que trabalhar. Não conheci meu pai.” Com 11 anos, o jovem afirma que já trabalhava. “Comecei como ajudante de restaurante, depois fui trabalhar de camelô, em ferro velho, e depois para uma loja de doces, onde estou até hoje”.

Sobre o futuro, Carvalho já tem certeza do que quer: ser bombeiro. O sonho remonta à infância e o desejo pela profissão aumentou após uma tragédia: a casa em que o jovem morava em 2008 pegou fogo. Ninguém da família se machucou, mas foram perdidos bens, roupas, fotos e documentos.

Sobre o sequestro

O rapaz foi protagonista do desfecho do sequestro da menina Brenda, que havia desaparecido no dia 10 de junho durante um culto evangélico no Cambuci, centro de São Paulo. Ele a encontrou na tarde de segunda-feira (25).

Após ser localizada, Brenda passou por exames físicos e psicológicos. A polícia foi acionada e chegou a analisar imagens de câmeras de segurança do templo em busca de pistas.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos