Topo

Herói de menina Brenda diz que vai retomar os estudos na próxima semana

Camila Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

05/07/2012 06h00Atualizada em 05/07/2012 14h35

Alex Ramos Carvalho, o rapaz que salvou a garota Brenda Gabriela da Silva de um sequestrador em São Paulo, começará as aulas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na próxima semana, após o feriado paulista de 9 de julho.

Na semana passada, ele ganhou uma bolsa de estudos para concluir o ensino fundamental e o ensino médio por meio de cursos a distância em um programa de TV, desistiu e acabou ganhando outra bolsa, mas na modalidade presencial. “Já tenho dificuldades com a professora do lado, imagina sozinho e a distância! Não ia adiantar muito”, conta. 

Carvalho estudou até a 4ª série (5º ano) e teve de abandonar os estudos após a morte da mãe. “Não tinha mais quem cuidasse de mim, então eu tive que trabalhar. Não conheci meu pai.” Com 11 anos, o jovem afirma que já trabalhava. “Comecei como ajudante de restaurante, depois fui trabalhar de camelô, em ferro velho, e depois para uma loja de doces, onde estou até hoje”.

Sobre o futuro, Carvalho já tem certeza do que quer: ser bombeiro. O sonho remonta à infância e o desejo pela profissão aumentou após uma tragédia: a casa em que o jovem morava em 2008 pegou fogo. Ninguém da família se machucou, mas foram perdidos bens, roupas, fotos e documentos.

Sobre o sequestro

O rapaz foi protagonista do desfecho do sequestro da menina Brenda, que havia desaparecido no dia 10 de junho durante um culto evangélico no Cambuci, centro de São Paulo. Ele a encontrou na tarde de segunda-feira (25).

Após ser localizada, Brenda passou por exames físicos e psicológicos. A polícia foi acionada e chegou a analisar imagens de câmeras de segurança do templo em busca de pistas.