Topo

Escolas em Porto Alegre antecipam férias para prevenir gripe suína

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

10/07/2012 17h08

Para diminuir a exposição de crianças e adolescentes à gripe suína, duas escolas de Porto Alegre liberaram seus alunos para ficarem em casa, antecipando as férias de julho, que deveriam iniciar somente dia 23. Conforme a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, o auge do período de infecção deve ocorrer até o dia 20 deste mês.

O primeiro a tomar a medida foi o Colégio Farroupilha, tradicional instituição particular da capital. Um comunicado foi emitido aos pais aconselhando deixarem os filhos – que já foram aprovados em todas as disciplinas – em casa devido à grande umidade e ao frio, que devem persistir por toda a semana, situação propícia à disseminação do vírus H1N1, causador da doença. Porém, as provas já marcadas estão sendo aplicadas.

Conforme a direção da escola, nesta terça-feira apenas 20% dos alunos compareceram ao colégio pela manhã, e 40%, à tarde.

Outra instituição particular que resolveu antecipar as férias foi o colégio Kennedy. O recesso escolar foi antecipado e as aulas serão recuperadas durante o segundo semestre. A direção deixa claro aos pais que está aberta, recebendo alunos da educação infantil, turno integral e intermediário, “desde que não apresentem nenhum sintoma de gripe ou problemas respiratórios”. 

O Sinepe/RS (Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul) informa que está orientando as escolas que sigam os cronogramas de aula, mas auxilia na prevenção, através de material publicado em seu site com dicas para se prevenir.

No interior gaúcho, a cidade de Alecrim (544 quilômetros de Porto Alegre), no noroeste do Estado, antecipou as férias escolares para esta quarta-feira devido à confirmação de uma morte por gripe A. Eventos que estavam programados pela prefeitura, como a Festa do Colono e do Motorista, também foram suspensos.

Calendário obrigatório

O sindicato adverte que, por lei, as instituições são obrigadas a cumprir o calendário de 200 dias letivos por ano. As que anteciparem as férias de julho devem se organizar para recuperar os dias perdidos. Até o momento, apenas essas duas escolas particulares tomaram a iniciativa.

Já a SMED (Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre) informou que o seu calendário não será alterado. As férias de julho iniciam na próxima segunda-feira, e o retorno está previsto para o dia 1 de agosto.

Nesta terça-feira, a Secretaria Estadual de Educação do RS informou que não vai antecipar as férias de inverno. Qualquer alteração, esclareceu a pasta, será uma decisão tomada em conjunto com a Secretaria da Saúde e o governo.

De acordo com os números atualizados da Secretaria da Saúde divulgados nesta segunda-feira (9), neste ano em todo o RS foram identificados 145 casos e 23 mortes devido à gripe A. Em Porto Alegre, são 16 ocorrências e três óbitos.