Topo

Brasil ganha ouro na Olimpíada Internacional de Matemática; evento aconteceu na Argentina

Equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Matemática 2012, na Argentina - Arquivo pessoal
Equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Matemática 2012, na Argentina Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

17/07/2012 12h10

A equipe brasileira conquistou cinco medalhas, entre elas uma de ouro, na 53ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática, que aconteceu na cidade de Mar del Plata.

Os seis estudantes brasileiros que participaram da disputa na IMO (Olimpíada Internacional de Matemática, na sigla em inglês) passaram por dois dias de provas de quatro horas e meia para resolver problemas matemáticos com habilidade e criatividade.

Rodrigo Sanches Ângelo, 16, de São Paulo, conquistou a medalha de ouro e João Lucas Camelo Sá, do Ceará, ficou com a prata. Franco Matheus de Alencar Severo, do Rio de Janeiro, Rafael Kazuhiro,Miyazaki, de São Paulo, e Henrique Fiúza Gasparini Nascimento, do Distrito Federal, receberam medalhas de bronze. A sexta integrante, Maria Clara Mendes Silva, de Minas Gerais, recebeu menção honrosa.

A olimpíada, que acabou no dia 16 de julho, contou com a participação de 551 alunos, de 14 a 19 anos. O Brasil ficou na 19ª posição, na disputa com outros cem países.

Para se preparar para a competição, os brasileiros passaram por um treinamento intensivo, com aulas específicas, realizadas em São Paulo. O time brasileiro foi comandado pelos professores Luciano Castro e Carlos Shine.  “Esses alunos, além, claro, de gostarem de matemática, têm que ter gosto por desafio e grande poder de concentração”, diz Shine.

Olimpíada Internacional

A IMO é o maior evento educacional do gênero do mundo, realizada desde 1959. Os participantes realizam provas em dois dias seguidos. Em cada dia, os estudantes resolvem três problemas, em quatro horas e meia de prova, valendo sete pontos cada questão. Os exames são compostos pelas disciplinas de álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria.

O Brasil é o país latino-americano com o maior número de medalhas na competição. Desde 1979, foram nove medalhas de ouro, 27 de prata e 65 de bronze.