Topo

Universidades estrangeiras de renome oferecem 27 cursos online gratuitos no 2° semestre

Do UOL, em São Paulo

24/07/2012 06h00

Grandes universidades, como Princeton e Stanford, oferecem 27 cursos online durante o segundo semestre sem cobrar nada por isso. A proposta da empresa Coursera, criada em abril deste ano, já reúne disciplinas oferecidas por 17 instituições universitárias.

Dentre as disciplinas oferecidas durante o segundo semestre, há cursos de diferentes áreas, como ciências da computação, economia, história, literatura e biologia. Os cursos são dados em inglês.

Na Universidade de Stanford, o aluno pode cursar, por exemplo, Introdução ao Pensamento Matemático durante sete semanas. A Universidade de Princeton oferece, entre outros, os cursos Algoritmo, com seis semanas de duração, e História do Mundo desde 1300, com 12 semanas de duração.

A Universidade da Pensilvânia oferece o curso Poesia Americana Moderna e Contemporânea. Pense Novamente: Como Raciocinar e Argumentar é o nome de uma disciplina oferecida pela Universidade de Duke a partir de novembro.

Já a Universidade de Michigan oferece o curso de Segurança da Democracia Digital. Na ementa, a disciplina mostrará “o que um cidadão precisa saber sobre os riscos de segurança da votação eletrônica e pela internet”.

Além de aulas em vídeo, os cursos dispõem de espaço de interação com testes, material de leitura e fórum de discussão. Os alunos que assistirem a todas as aulas e participarem das atividades podem receber um certificado da instituição, que é, eventualmente, cobrado.

Para se inscrever, basta que o interessado crie um usuário com seu nome, e-mail e senha.

Plataformas

Na última terça-feira (17), a empresa americana Coursera informou a adesão de mais doze instituições a seu projeto, ultrapassando, assim, a marca dos cem cursos oferecidos. Além de instituições norte-americanas, há universidades francesas, canadenses e escocesas na empreitada.

Há outras iniciativas de oferecimento de cursos gratuitos online por universidades de renome. O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) deve iniciar sua plataforma MITx em dezembro. No entanto, as universidades ainda não sabem como farão para custear os gastos com essas novas plataformas.