Topo

Das 4 entidades que representam professores federais, uma assina acordo para terminar greve

Luciene Cruz

Da Agência Brasil, em Brasília

03/08/2012 18h36

O governo federal assinou hoje (3) acordo com a Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior) para determinar o fim das negociações com os professores das universidades e institutos federais filiados à federação. A Proifes é a única das quatro entidades que representam os docentes de ensino superior que aceitaram os termos da proposta apresentada pelo governo.

Mesmo com a assinatura do documento, que prevê reajustes de 25% a 40% até 2015 e diminuição do número de níveis de carreira de 17 para 13, o acordo não prevê retorno imediato dos docentes federais às salas de aula. A categoria está em greve desde 17 de maio. O Proifes representa sete universidades federais e um instituto técnico, no entanto cada entidade tem autonomia para decidir pela continuidade da greve, independente de acordo firmado.

O presidente da Proifes, Eduardo Rolim, reconheceu que existe um “racha” na base sindical. “Isso não é uma nenhuma novidade. É um processo dinâmico, as entidades têm suas maneiras de tomar suas decisões”, explicou.

O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Amaro Lins, disse acreditar que, a partir da próxima semana, as universidades federais começarão a retomar as atividades. “Teremos retorno das nossas atividades, estamos convencidos de que a greve vai acabar”, disse.

No entanto, o Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) , o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) e a Condsef (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) se recusaram a ratificar o acordo e pretendem continuar com a greve.

A ameaça de continuidade da greve pelas três entidades que representam a categoria não flexibiliza a proposta do governo. “O nosso plano é o que foi negociado e que está em implementação. Não há motivo de pensar ou tratar de algo que não está neste momento na mesa”, disse Lins.

Dados do Andes-SN e do Sinasefe apontam que a paralisação atinge 58 das 59 universidades federais, além de 34 dos 38 institutos federais de educação tecnológica.