Topo

Intercambista alia curso de espanhol a aulas de tango

Cláudia Emi Izumi

Do UOL, em São Paulo

04/10/2012 06h00

“Os cursos estavam caros na Espanha e achei que não valeria a pena ir até lá. Na época, em 2010, paguei US$ 1.660 (aproximadamente R$ 3.300) por três semanas de curso no Uruguai. A acomodação foi em casa de família, com quarto individual, mais café e jantar", conta Alessandra Raphael, 24, que foi ao país estudar espanhol em 2010.  

"Fiz quatro aulas de tango, porque lá é muito presente. Os uruguaios dizem que foram eles que inventaram o tango", conta.

A estudante conta que não se arrependeu da escolha pela relação custo-benefício. Antes de tomar a decisão, Alessandra já tinha procurado cursos na Bolívia, no Peru e na Costa Rica.

Para ela, ter ficado em casa de família foi uma boa opção. "Cheguei no verão e só anoitecia lá pelas nove da noite. Saía com minha ‘família’, formada por uma mãe uruguaia, divorciada com dois filhos, e mais uma ‘irmã’ brasileira e uma ‘irmã’ australiana, que ficou deslumbrada com a Colônia do Sacramento [cidade histórica, patrimônio da Unesco]."

Sobre a cultura, Alessandra conta que os uruguaios têm hábitos parecidos aos do sul do Brasil. "Eles tomam mate em todo lugar e todo o tempo.”