Topo

Enem 2012: UOL e professores do Objetivo corrigem prova a partir das 18h deste sábado

Do UOL, em São Paulo

02/11/2012 06h00

Os professores do Curso e Colégio Objetivo corrigem a partir das 18h (horário de Brasília) deste sábado (3) o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. No domingo (4), a correção começa às 19h.

São esperados mais de 5,7 milhões de candidatos. O primeiro dia de prova terá duração de 4h30. No segundo dia, o candidato terá 5h30 para responder as questões e elaborar uma redação. 

O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

No domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

Os gabaritos oficiais do Enem serão divulgados até o dia 7 de novembro. 

Horário de início

As provas começam às 13h, pelo horário de Brasília.  Na prática, segundo o horário local, os relógios estarão marcando 11h em quatro Estados, 12h em 13 Estados e 13h em nove Estados e no Distrito Federal no início das provas. Veja no mapa abaixo: 

  • Arte UOL

 

Antes das provas

O estudante deve imprimir o cartão de confirmação no site do Enem. Com ele, o candidato consegue saber onde fará a prova e planejar antecipadamente o trajeto. 

É recomendável, também, estudar um roteiro alternativo, para caso algo dê errado: nunca se sabe se haverá um acidente ou uma obra no caminho para o exame. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) sugere que se chegue com uma hora de antecedência.

É obrigatório apresentar um documento original de identificação com foto nos dois dias do exame. O candidato impossibilitado de apresentar o documento por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

Segundo o Inep, o candidato deverá utilizar somente caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. É proibido levar lápis ou borracha.