Topo

Na véspera do Enem 2012, candidatos devem evitar estudos e baladas

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

02/11/2012 06h00

O feriado prolongado de 2 de novembro não deve ser de trânsito na estrada, praia ou sítio para os 5,7 milhões de candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. As provas acontecem neste final de semana (3 e 4 de novembro) e os estudantes devem aproveitar a sexta-feira (2) para descansar e diminuir a ansiedade.

Dicas para o Enem 2012

  • Rodolfo Buhrer/UOL

    Confira dez dicas para ir bem nas provas do Enem 2012

  • Rafael Wainberg/Shutterstock/SXC/Flavio Florido

    O que não pode faltar na dieta de um estudante

  • Cris Castello Branco/UOL

    Veja o que levar de lanchinho para as provas

  • Luiza Sigulem/Folhapress

    Veja dicas de relaxamento para encarar provas como o Enem

Segundo a gerente pedagógica do Sistema Pueri Domus, Maria Teresa Canteras, não adianta estudar na véspera do exame: “O aluno já se preparou e tem que manter a tranquilidade”. Canteras recomenda que o candidato aproveite a sexta-feira para conhecer o local do exame e avaliar as possibilidades de transporte.

“O candidato deve sair, mas não deve ir para balada, nem atravessar a noite com amigos. É bom ir para cinemas, parques e espairecer. Fazer coisas mais tranquilas, sem tumulto e agitação, para ir entrando em um clima mais tranquilo”, orienta Maria Teresa.

O coordenador do CPV Vestibulares Paulo Lima acredita que aqueles candidatos que ainda quiserem estudar antes do exame devem fazer, no máximo, a prova do ano anterior no período da manhã. “É interessante fazer a prova do ano passado para quem ainda não fez. Só resolvendo as provas de anos anteriores é que você se familiariza com o exame”, disse Lima. 

Para Maria Teresa, o estudante também pode dar uma olhada em conteúdos que já conhece, mas “só resumos e conceitos pontuais”.

Atenção especial com a alimentação e uma noite de sono bem dormida são essenciais para realizar uma boa prova, segundo os professores. “O candidato deve comer coisas que já está acostumado, mas sem exagerar. Também é bom evitar comer o que não conhece. Só pode abusar de frutas e legumes”, afirmou Maria Teresa. Outra dica importante é beber bastante líquido, principalmente se os dias do exame estiverem quentes.

Chegou o dia

Antes de sair para a prova, o candidato deve conferir se está levando tudo que precisa, como documento de identidade original, e deixando o que não é necessário em casa. Além de estar com tempo de sobra para chegar ao local do exame, mesmo que ocorram imprevistos pelo caminho.

“No sábado, o candidato já vai sair da prova no final da tarde, começo da noite. É recomendado que ele fique em casa, nem pensar em sair e em tocar em matéria. O candidato deve ficar em casa, assistir televisão, navegar na internet”, orienta Paulo Lima. 

Nos dois dias, as provas começam às 13h, pelo horário de Brasília. Na prática, segundo o horário local, os relógios estarão marcando 11h em quatro Estados, 12h em 13 Estados e 13h em nove Estados e no Distrito Federal no início das provas. Veja o mapa abaixo: 

  • Arte UOL

O UOL terá a correção de prova feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo nos dois de exame. No sábado, a correção deve começar a partir das 18h e no domingo, a partir das 19h. 

O primeiro dia de prova terá duração de 4h30. No segundo dia, o candidato terá 5h30 para responder as questões e elaborar uma redação.

O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias.

No domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

Os gabaritos oficiais do Enem serão divulgados até o dia 7 de novembro.