Topo

Atrasados no Enem 2012 em SP culpam trânsito e local de prova distante de casa

Sulellen Smosiski

Do UOL, em São Paulo

03/11/2012 14h07

Aos gritos de "corre, corre", os portões da Uninove Memorial, na Barra Funda, foram fechados para o início das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. Assim que os portões fecharam, candidatos atrasados começaram a aparecer e a culpar o trânsito, o transporte público e a escolha do local.

Erika Lima dos Santos, 20, está gravida de oito meses e não conseguiu entrar para fazer a prova. "Sai de casa 11h30. O ônibus atrasou, a gente chegou  uma hora praticamente e já estava fechado. Eu não gostei disso, acho um absurdo, vim correndo, gestante", reclama. Erika mora em Morro Doce, no quilômetro 23 da Anhanguera. 

Moradora do Jardim Jaraguá, no quilômetro 18 da rodovia Anhanguera, Débora Guedes Lira, 25, também não conseguiu chegar a tempo para o exame. "Peguei um ônibus até a Lapa e um trem, mas o trem demorou 15 minutos para chegar e era uma estação só", conta.  Ela acredita que se estivesse em outro local de prova mais próximo teria chegado a tempo.

"O transporte atrapalhou minha vida e a de muita gente. Só não estou chorando agora, porque vou ter alguém para chorar em casa depois", disse Débora. 

Kelvis de Matos, 19, achava que os portões iam fechar 13h30 e chegou nesse horário para a prova, mas os portões estavam fechados há algum tempo. Segundo ele, que também mora no Jaraguá, os trens não estavam passando e ele teve que pegar uma lotação e um ônibus. Agora, a dúvida do garoto é como fica a declaração que precisava levar para o serviço para justificar a falta. 

Bárbara Verônica, 18, e John Everson, 22, moram na Brasilândia, zona norte, e chegaram atrasados para prova por causa do trânsito. "As 11h30 eu estava na frente de uma Unip que tinha prova. Seria melhor se tivesse, colocado a gente pra fazer prova lá", afirmou Bárbara. "A Unip estava lá do lado e a gente teve que vir pra cá", completa Johnn.

Os dois pretendem fazer a prova amanhã: "Amanhã, eu venho e faço a prova para tentar uma nota boa pelo menos. Não vou desistir", disse que candidata que quer conseguir uma bolsa para o curso de administração.