Topo

MEC desclassifica estudantes flagrados postando fotos do Enem 2012 nas redes sociais

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

03/11/2012 14h57

O MEC (Ministério da Educação) informou na tarde deste sábado (3) que diversos estudantes flagrados colocando fotos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nas redes sociais foram eliminados do exame.

A lista com o número de estudantes e a cidade onde eles faziam a prova deve ser divulgada só no fim desta tarde.

Segundo a assessoria do MEC, os alunos foram retirados da sala e, por terem sido desclassificados, não vão mais poder fazer as provas do Enem 2012, que terminam amanhã.

As fotos teriam sido postadas nas redes sociais logo após o início do exame, às 13h do horário de Brasília.

Boato de cancelamento

O MEC solicitou à Polícia Federal que investigue os usuários do Twitter que espalharam boatos neste sábado (3) de que o Enem 2012 havia sido cancelado. A hashtag #Enem2012Cancelado ficou em 4.º lugar nos Trending Topics pela manhã.

Um dos perfis que postou mensagens sobre o cancelamento, @gui_pangua, nega ter sido o primeiro a espalhar a falsa notícia. O tuiteiro, que se identifica como Guilherme, 20, publicou às 12h52: “posso processar o mec por me responsabilizar por uma coisa q nem fui eu q comecei ???” (sic).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o tráfego de mensagens inclui diversos perfis, entre eles o Chora Minha Nega (@gui_pangua) e o Vovó da Fiel (@Vovo_Panico).

Na rede, a reação é variada. Diversos internautas saíram em defesa de @gui_pangua e lançaram a hashtag #GuiPanguaInocente, dizendo que quem começou a espalhar o boato foi o perfil @Vovo_Panico. Outros tuiteros, porém, o criticaram por divulgar uma informação errada que poderia afetar milhões de pessoas.