Topo

Para professores do Objetivo, duas questões do Enem 2012 podem ser anuladas

Do UOL, em São Paulo

03/11/2012 20h37

Após a correção feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo, duas questões da prova deste sábado do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) podem ser anuladas, as questões 20 e 51, no caderno amarelo.

A primeira delas é sobre história antiga. A questão trazia um mosaico do período romano e perguntava qual característica política de Roma estava presente na imagem - a questão 20 do caderno amarelo. 

?Eu considero que as alternativas D e E, pois as duas não são precisas e têm problemas?, afirma Daily de Matos Oliveira, professor e coordenador de história do Objetivo. Para ele, a alternativa D traz uma expressão correta e uma justificativa incorreta, enquanto a alternativa E tem uma expressão incorreta e a justificativa correta.

"Podemos falar de imperialismo em Roma, mas não de selvageria na região do mosaico. E podemos falar de diversidade, mas não de expansionismo de Roma no período apresentado no enunciado", afirma.

Já na prova de ciências da natureza, o problema está em uma questão que fala sobre densidade e peso, questão 51 do caderno amarelo.

"Se o aluno usa todos os dados presentes no enunciado percebe uma inconsistência e não chega à resposta", afirma o professor de física Ricardo Helou Doca. "É passível de anulação", diz.

"Estamos falando de ciência exata, mas o candidato teria de abrir mão de algum dado do enunciado para chegar à resposta.  A questão prejudicou os candidatos que podem ter perdido muito tempo até chegar a uma das respostas", conclui.

Sobre os problemas apontados por professores do Objetivo nas questões 20 (sobre história antiga) e 51 (sobre hidrostática) da prova amarela, o MEC informou na noite deste sábado que irá aguardar a divulgação do gabarito oficial, o que deve ocorrer até quarta-feira (7), para só então se manifestar.