Topo

Primeiro dia do Enem 2012 tem questões com Luiz Gonzaga e Capitão América

Luiz Gonzaga e Capitão América foram temas de questões do Enem 2012 - Folhapress/HQ Maniacs
Luiz Gonzaga e Capitão América foram temas de questões do Enem 2012 Imagem: Folhapress/HQ Maniacs

Do UOL, em São Paulo*

03/11/2012 16h26

O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, realizado neste sábado (3), trouxe questões envolvendo uma música do cantor Luiz Gonzaga (1912-1989) e o super-herói dos quadrinhos Capitão América, relataram os primeiros estudantes a sair do exame. Houve quem reclamasse, também, da extensão dos textos dos itens.

"Caiu uma música do Luiz Gonzaga e perguntava a que a canção remetia", contou Giovanni Nicodemo Catalã, 19, de São Paulo. Segundo o estudante, a prova também abordou bastante o tema de sustentabilidade e energias renováveis.

Outro personagem que apareceu na prova, só que do universo dos quadrinhos, foi o Capitão América. "Uma questão pedia para associar o Capitão América com as guerras", afirmou Letícia Lucena, 17, também de São Paulo.

Textos grandes

Uma reclamação recorrente dos primeiros estudantes foi a extensão dos textos de apoio da prova. No entanto, as opiniões se dividiram em relação à dificuldade do exame de hoje.

“Eram longos, gigantes”, afirmou Lívia Siqueira, 22, que prestou o exame em Ribeirão Preto (SP) para tentar um desconto na mensalidade do curso de administração. Apesar de achar os enunciados muito extensos, Lívia considerou, no geral, o teste fácil.

Gabryel Westphal Stinglin, 17, que fez a prova em Curitiba, afirma que precisou ler mais de três vezes alguns enunciados para prosseguir a prova. Embora estreante no Enem, ele costuma ter altas notas na escola e vai tentar o vestibular em diversas instituições de ensino público e particular.

“Fiz o exame no ano passado e estou repetindo. A prova deste ano foi muito mais difícil, os enunciados eram grandes demais e exigiram muita concentração”, afirmou a estudante Maristela Andrade Vieira, 22, que sonha em cursar direito e fez o Enem em Salvador.

Funcionária de uma administradora, Adriana Soares, de 37 anos, foi uma das primeiras a sair em Belém. Ela gastou duas horas e 15 minutos para responder todas as questões. E disse que foi rápida porque não perde tempo com as questões sobre as quais não tem certeza da resposta. Para Adriana, mais da metade da prova estava fácil, algumas facílimas e poucas muito complicadas.

O único motivo de reclamação foi em relação ao horário escolhido pelo MEC (Ministério da Educação) para a realização da prova. Em Belém, o calor é de 39 graus à sombra. “Cheguei na sala às 11h20 e estava tranquilo, mas ao meio dia, nem o ventilador resolve. Todo mundo ficava se abanando”, comentou.

(*Com reportagem de Suellen Smosinski, em São Paulo; José Bonato, em Ribeirão Preto; Thea Tavares, em Curitiba; e Sandra Rocha, em Belém)