Topo

Estudantes da PUC-SP afirmam que não vão aceitar posse de reitora escolhida pelo cardeal

Do UOL, em São Paulo

14/11/2012 11h22Atualizada em 14/11/2012 12h04

Os estudantes da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), que ocuparam a reitoria da instituição e decretaram greve geral de alunos na noite de ontem (13), afirmaram em nota divulgada nesta quarta-feira (14) que não vão aceitar a posse da professora Anna Maria Cintra como nova reitora da universidade.

Assembleias de alunos, professores e funcionários estão marcadas para hoje. 

O protesto dos estudantes começou após a escolha da candidata menos votada em uma lista tríplice para a reitoria da instituição. A votação é feita entre alunos, professores e funcionários, mas quem tem a palavra final é o cardeal Dom Odilo Scherer, grão-chanceler da instituição e presidente do Conselho Superior da Fundação São Paulo, órgão que administra a PUC-SP.

“A comunidade da PUC-SP não aceita, em hipótese alguma, o empossamento da candidata nomeada pelo cardeal. Em razão disso, exigimos a posse imediata do candidato mais votado, neste caso Dirceu de Mello [atual reitor da instituição]”, afirma a nota dos alunos. Eles também pedem esclarecimentos públicos do cardeal sobre os motivos que “o levaram a escolher a candidata menos votada”.

Segundo os estudantes, essa “é a primeira vez em que não é nomeado o candidato mais votado pela comunidade”. Ainda de acordo com os alunos, “a candidata nomeada, Anna Maria Cintra, representa todos os interesses da Fundação São Paulo, sendo, portanto, sua nomeação, uma evidente arbitrariedade direcionada unicamente para atender as finalidades obscuras da Fundação”.