Topo

Alunos quebram hidrante e interrompem aulas em escola estadual de Guarulhos

Mariana Monzani

Do UOL, em São Paulo

28/11/2012 14h51

Alunos da Escola Estadual Juvenal de Ramos Barbosa, em Guarulhos (na Grande São Paulo), foram protagonistas de um ato de vandalismo na última sexta-feira (23). Um vídeo postado na internet no início da semana, filmado pelos próprios alunos, mostra um hidrante no corredor das salas de aula quebrado, vazando água e alagando o corredor da escola.

As aulas foram interrompidas e, no vídeo, estudantes aparecem jogando lixeiras pelo corredor. Após alguns minutos, uma pessoa se aproxima do hidrante e fecha o registro. Alunos que conversaram com a reportagem do UOL contaram que as aulas do período matutino foram suspensas.

Veja o que aconteceu

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em nota, afirmou que os estudantes que participaram do ato de vandalismo já foram identificados e que o Conselho de Escola se reunirá ainda esta semana para definir as medidas disciplinares que serão aplicadas.

De acordo com a secretaria, a equipe gestora da unidade providenciou “prontamente a reposição do hidrante e organização dos cestos de lixo, além da limpeza do local, que não precisou ser interditado”.

Saresp

A reportagem do UOL visitou a escola na última terça-feira (27), durante o primeiro dia de provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A diretora da escola não quis atender à reportagem.

Na última avaliação, de 2011, a E.E. Juvenal de Ramos Barbosa teve notas abaixo das que tinha atingido em 2010. O desempenho médio dos alunos de ensino fundamental 2 e de ensino médio no passado foi mais baixo do que o desempenho médio das escolas do Estado.

O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) avalia a qualidade das escolas estaduais paulistas em cada ciclo escolar e permite fixar metas anuais para o aperfeiçoamento da qualidade da educação no Estado.

No ensino fundamental 2, os alunos do 9° ano alcançaram o índice 1,85, nota abaixo da média da cidade de Guarulhos (2,11) e do Estado (2,57). Já no ensino médio, o desempenho médio dos alunos de 3° ano foi de 1,62,  média acima da obtida na cidade (1,53) e inferior à do Estado (1,78).