Topo

Conselho universitário da PUC-SP suspende lista tríplice para tentar evitar posse da nova reitora

Do UOL, em São Paulo

28/11/2012 20h23Atualizada em 28/11/2012 20h34

Em reunião realizada nesta quarta-feira (28), o Consun (Conselho Universitário) da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) decidiu suspender temporariamente a homologação da lista tríplice com os três candidatos mais votados na eleição para a reitoria da instituição. Com isso, os professores pretendem evitar a posse da professora Anna Cintra.

O Consun também nomeou o professor Marcos Masseto como reitor interino da universidade até a próxima reunião do conselho, no dia 12 de dezembro. Na próxima reunião, a professora Anna Cintra deverá apresentar sua defesa sobre um recurso dos estudantes contra a eleição.

Anna Cintra foi a terceira colocada na votação entre a comunidade acadêmica, mas foi escolhida para o cargo pelo cardeal Dom Odilo Scherer, grão-chanceler da instituição e presidente do Conselho Superior da Fundação São Paulo, órgão que administra a PUC-SP.

Os estudantes decretaram greve desde a divulgação da escolha de Dom Odilo e chegaram a ocupar a reitoria da instituição. Os alunos pedem que o primeiro colocado da lista e atual reitor da instituição, Dirceu de Mello, seja nomeado. Os professores também entraram em greve.

Segundo a assessoria de imprensa da Fundação São Paulo, “o resultado da reunião do Conselho Universitário ainda não foi comunicado oficialmente ao grão-chanceler, que se posicionará sobre o assunto”. Ainda de acordo com a nota, a posse da nova reitora está prevista para esta sexta-feira (30).

A fundação reafirma a legitimidade da escolha de Anna Cintra como reitora e diz que o processo aconteceu conforme estabelece o estatuto da PUC-SP.

De fato, o cardeal poderia escolher qualquer um dos nomes da lista tríplice, mas os estudantes reclamam que “é a primeira vez em que não é nomeado o candidato mais votado pela comunidade”.