Topo

Após violação de malote de provas, alunos do ensino médio terão de refazer avaliação do RJ

Do UOL, em São Paulo

30/11/2012 10h45

Os alunos do 3° ano do ensino médio da rede estadual do Rio de Janeiro terão de refazer as provas do Saerj (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro), aplicadas nesta semana. As provas foram canceladas após a violação de um malote de provas em Piedade, zona norte da capital.

A diretora do Colégio Estadual João Kopke violou o lacre de malotes de provas antes da hora do exame. A violação teria acontecido para beneficiar os alunos do período noturno da escola. Resultados positivos no Saerj garantem bônus anual no pagamento dos funcionários da unidade.

A Secretaria de Estado de Educação informou, por meio de nota, que a diretora foi exonerada do cargo e foi aberta sindicância e inquérito administrativo e policial para apurar a violação. De acordo com a secretaria, a violação ocorreu em um modelo de prova de português.

Para garantir a segurança do exame, todas as provas do 3° ano do ensino médio serão reaplicadas. A previsão é de que isso aconteça no dia 7 de dezembro. 130 mil estudantes terão de refazer o exame.

Saerj

As provas avaliaram os alunos nas disciplinas de português e matemática e analisou as habilidades que os estudantes desenvolvem a partir dos conhecimentos adquiridos em todo o período escolar.

O exame, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de novembro, foi aplicado a cerca de 700 mil alunos, entre eles estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, do 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e do 4º ano do Curso Normal. Também fizeram a prova estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e concluintes do Programa Autonomia.

A previsão é de que o resultado do Saerj esteja disponível no primeiro quadrimestre letivo de 2013.