Topo

Governo lança programa com 100 mil bolsas para curso virtual de inglês

Edgard Matsuki

Do UOL, em Brasília

18/12/2012 15h18

O governo federal lançou nesta terça-feira (18) o programa Inglês Sem Fronteiras. Ao todo, serão distribuídas 100 mil bolsas de estudo para estudantes universitários que desejam estudar inglês por meio de uma plataforma chamada My English Online. Estão habilitados a receber o curso online todos os alunos que tiveram nota maior de 600 no Enem 2012.

De acordo com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a tendência é o programa se estender: “O objetivo final do programa é garantir 5 milhões de senhas para serem distribuídas não só para estudantes do nível superior como também para do ensino médio e fundamental”.

A iniciativa é uma tentativa de melhorar a qualidade dos candidatos ao intercâmbio do programa Ciência Sem Fronteiras, lançado em 2011. “Temos uma demanda pelo ensino de inglês aqui no Brasil. Esse é um impacto inclusive do CSF”, diz Mercadante. Para fazer intercâmbio no programa, o estudante tem que passar no TOEFL, prova de proficiência em inglês.

Quem quiser se candidatar ao Inglês Sem Fronteiras terá de fazer um cadastro no Portal Capes e fazer uma prova de nivelamento. As inscrições estarão disponíveis a partir de fevereiro de 2013.

Ensino presencial para universitários

Alunos matriculados nas 23 universidades federais que participam do Inglês Sem Fronteiras também poderão concorrer a vagas de cursos presenciais de inglês. Para tanto, será feito um teste de nivelamento nas próprias instituições. “De início queremos beneficiar 40 mil alunos. Em 2013, queremos ampliar o programa para 70 universidades federais”, diz Mercadante.

Representantes de 10 universidades federais estão organizando como os cursos e provas serão aplicados nas instituições de ensino. Já está definido que as turmas presenciais vão ser de, no máximo, 15 alunos e vão preparar o estudante para os testes de proficiência. Em 2014, o Inglês Sem Fronteiras vai realizar cerca de 500 mil testes do exame.

Cartão para bolsistas é lançado

Além do Inglês Sem Fronteiras, foi lançado um cartão para bolsistas do Ciência Sem Fronteiras. “Vai se tratar de um cartão pré-pago em que o estudante vai ter um limite para sacar mensalmente no exterior”, diz Cesar Borges, vice-presidente do Banco do Brasil. Mercadante completa que sistema vai facilitar envio de dinheiro para os beneficiados: “temos 30 mil bolsistas em cerca de 30 países. Há uma dificuldade em operar em todos esses lugares. Por isso, o cartão facilita”, completou.