Inep divulga manual para candidato "entender a nota" do Enem 2012

Do UOL, em São Paulo

O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta sexta-feira (28) um manual para ajudar o candidato que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 a entender a nota que tirou no exame. A consulta individual aos resultados do Enem 2012 também foi liberada hoje.

O "Guia do Participante - Entenda sua nota no Enem" apresenta explicações sobre o cálculo e a composição das notas, a qualidade das questões e a relação entre a nota da TRI (Teoria de Resposta ao Item) e o número de acertos.

O manual só trata das questões objetivas (provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias), uma vez que o cálculo da nota da redação já foi detalhado em outra publicação. 

Segundo o guia, as notas "mínima e máxima em cada prova dependem somente das questões que compõem a prova e não de quem as responde. Apesar de as provas poderem apresentar mínimos e máximos diferentes, seus resultados são comparáveis, pois eles são todos calculados na mesma escala construída a partir de uma única matriz de competências". As notas mínimas e máximas dessa edição do Enem ainda não foram divulgadas. 

Resultados

Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além de poder usar a nota em diversos processos seletivos.

Interessados em certificação do ensino médio podem utilizar a nota da prova para tal finalidade. Segundo o MEC, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.

Enem 2012 pelo Brasil
Enem 2012 pelo Brasil

Nota de redação foi para o ar antes do prazo

Os inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 puderam visualizar os resultados da prova de redação na tarde desta quinta-feira (27).  

Segundo a assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação), as notas ficaram no ar por cerca de 20 minutos e apenas alguns candidatos conseguiram acessar a nota -- isso aconteceu durante a homologação do sistema. A homologação é uma das etapas finais antes de colocar sistemas ou novas páginas no ar, em que se fazem testes para saber se os mecanismos estão funcionando como deveriam.

 

Últimas de Educação



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos