Topo

Inep divulga manual para candidato "entender a nota" do Enem 2012

Do UOL, em São Paulo

28/12/2012 10h13Atualizada em 28/12/2012 14h19

O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta sexta-feira (28) um manual para ajudar o candidato que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 a entender a nota que tirou no exame. A consulta individual aos resultados do Enem 2012 também foi liberada hoje.

O "Guia do Participante - Entenda sua nota no Enem" apresenta explicações sobre o cálculo e a composição das notas, a qualidade das questões e a relação entre a nota da TRI (Teoria de Resposta ao Item) e o número de acertos.

O manual só trata das questões objetivas (provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias), uma vez que o cálculo da nota da redação já foi detalhado em outra publicação. 

Segundo o guia, as notas "mínima e máxima em cada prova dependem somente das questões que compõem a prova e não de quem as responde. Apesar de as provas poderem apresentar mínimos e máximos diferentes, seus resultados são comparáveis, pois eles são todos calculados na mesma escala construída a partir de uma única matriz de competências". As notas mínimas e máximas dessa edição do Enem ainda não foram divulgadas. 

Resultados

Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além de poder usar a nota em diversos processos seletivos.

Interessados em certificação do ensino médio podem utilizar a nota da prova para tal finalidade. Segundo o MEC, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.

Nota de redação foi para o ar antes do prazo

Os inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 puderam visualizar os resultados da prova de redação na tarde desta quinta-feira (27).  

Segundo a assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação), as notas ficaram no ar por cerca de 20 minutos e apenas alguns candidatos conseguiram acessar a nota -- isso aconteceu durante a homologação do sistema. A homologação é uma das etapas finais antes de colocar sistemas ou novas páginas no ar, em que se fazem testes para saber se os mecanismos estão funcionando como deveriam.