Topo

Medicina no Ceará é o curso mais procurado do Sisu 2013; 1,1 milhão de alunos já se inscreveram

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

08/01/2013 15h53Atualizada em 08/01/2013 18h17

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira (8) que, até por volta das 12h de hoje, 1.163.150 candidatos já haviam se inscrito no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013. O sistema online pelo qual os candidatos podem se inscrever entrou no ar na madrugada de segunda-feira.

Os dez cursos mais procurados

1. Medicina - UFC
2. Medicina - UFRJ
3. Medicina - UFJF
4. Direito - UFRJ
5. Medicina - UFAC
6. Medicina - UFPel
7. Medicina - UFCSPA
8. Medicina - Unirio
9. Medicina - UFAM
10. Psicologia - UFRJ
  • Fonte: MEC (dados do dia 8)

Segundo o ministro, o número de inscritos nas primeiras 36 horas já supera as inscrições no mesmo período do ano passado (978.225), e a expectativa é que o total fique próximo dos dois milhões de inscritos.

Entre os dez cursos mais procurados no Sisu, oito são de medicina, um de direito e outro de psicologia. O curso com mais procura no momento, segundo o MEC, é medicina na UFC (Universidade Federal do Ceará), com 9.748 inscritos para 140 vagas e nota de corte de 781,82. O segundo mais concorrido é o curso de medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que possui 67 vagas disputadas por 7.027 candidatos, com nota de corte de 819,27-- --a nota de corte mais alta neste momento, seguida de medicina na UFU (Universidade Federal de Uberlândia) com 813,03.

Em seguida, na lista de cursos com maior número de inscritos aparecem medicina na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), direito na UFRJ, medicina na UFAC (Universidade Federal do Acre), medicina na UFPel (Universidade Federal de Pelotas), medicina na UFCSPA (Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), medicina na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), medicina na UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e, por fim, psicologia na UFRJ.

A instituição de ensino mais procurada no Sisu, segundo dados desta terça, é a UFC (Universidade Federal do Ceará), com 135.188 inscrições para 6.258 vagas. No total, 88.194 candidatos manifestaram interesse pela universidade.

Como os estudantes podem alterar o curso onde se inscreveram até o fim desta semana, os cursos mais concorridos variam, assim como as notas mínimas.

O Sisu seleciona estudantes pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para diversas instituições públicas de ensino, em substituição ao vestibular tradicional.

No total, os 3.752 cursos das 101 instituições que aderiram ao Sisu, disponibilizando 129.319 vagas, receberam 2.251.892 inscrições. Isso é possível porque cada candidato pode escolher dois cursos por ordem de preferência.

Falha no site

Logo no início das inscrições, uma falha no site do Sisu fez com que alguns candidatos pudessem acessar o perfil, com dados pessoais, de outros estudantes. O problema durou cerca de sete minutos. Aloizio Mercadante negou que a falha tenha sido por atuação de hackers, como aconteceu com o site do Enem no dia 28 de dezembro.

"Eu tenho lá minha dúvida se são hackers ou empresas. [Foram] 30 milhões de acessos num segundo por dois IPs, um dos EUA e outro da Polônia", afirmou, sobre o problema sofrido pelo site do Enem. "Temos total segurança do sistema, não há problema de operacionalidade do sistema", acrescentou.

Inscrições

No momento da inscrição na página do Sisu, o candidato pode acessar as notas do último candidato qualificado para a vaga no curso escolhido durante o primeiro dia de inscrições. As notas de corte variam conforme a modalidade escolhida, cotista ou livre concorrência.  Ao fim de cada dia, o MEC (Ministério da Educação) disponibilizará as notas de corte atualizadas de cada curso.

Com as notas de corte, o candidato tem uma noção mais clara de suas chances e poderá, até o fim das inscrições no dia 11 de janeiro, optar por outro curso em que as possibilidades de conseguir a vaga com sua nota sejam maiores. Quanto mais concorrido o curso, maior deve ser a nota de corte.

A divulgação da primeira lista de aprovados do Sisu está programada para o dia 14 de janeiro e as matrículas deverão ser feitas nos dias 18, 21 e 22 do mesmo mês. Já a segunda chamada deve ocorrer no dia 28 de janeiro, com as matrículas nos dias 1, 4 e 5 de fevereiro.

Nos casos em que as vagas não forem preenchidas, haverá abertura de uma lista de espera entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro