Topo

UFRJ suspende matrículas para curso de medicina em Macaé

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

09/01/2013 13h52

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) suspendeu a matrícula para o primeiro semestre deste ano do curso de medicina no campus de Macaé, ao norte do Estado. Com a intervenção, as 30 vagas previstas para o período não serão preenchidas. O curso já não aparece no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013.

Em nota, a instituição informou que a suspensão foi motivada pela necessidade de “reestruturar com maior segurança o cronograma de aulas”. A previsão é que a oferta de vagas no curso seja feita normalmente a partir do segundo semestre deste ano.


Criado em 2007, como parte do projeto de expansão da UFRJ para o interior, o curso de medicina no campus de Macaé sofre com problemas como a falta de convênios com a rede hospitalar local, laboratórios e salas de aula e laboratórios impróprios para o ensino da medicina e carência de professores.

Histórico de problemas

No primeiro semestre de 2012, os alunos de medicina de Macaé chegaram a entrar em greve para exigir melhorias no curso. De acordo com a universidade, a reitoria iniciou uma série de ações para resolver as demandas dos estudantes no mesmo período.

 “Em um ano, foram contratados novos professores e firmados convênios com a prefeitura local, principalmente para atender aos [alunos em] períodos que demandavam atividades práticas, de clínica médica”, informou a UFRJ em nota.

A reitoria da universidade informou ainda que vai abrir concurso para a contratação de 48 professores efetivos em Macaé. Já a ampliação do Laboratório de Anatomia tem conclusão prevista para fevereiro deste ano.

A reportagem tentou, sem sucesso, entrar em contato com representantes dos estudantes do curso de Medicina de Macaé.