Topo

Operação contra fraudes na área de educação prende 9 no PR

Do UOL, em São Paulo

11/01/2013 18h14

Uma operação deflagrada pelo Ministério Público do Paraná levou à prisão, nesta sexta-feira (11), de pelo menos nove pessoas suspeitas de integrar um esquema de fraudes em licitações na área de educação em diversas cidades do Estado.

Batizada de “Quadro Negro”, a operação ainda está em curso e cumpre 11 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão, nos municípios paranaenses de Sarandi, Lapa, Araucária, Palmeira e Curitiba; e também em Brasília e cidades dos Estados de Santa Catarina e Minas Gerais.

Dois suspeitos não haviam sido localizados pela polícia no município paranaense de Sarandi, até as 17h40 de hoje. Dentre as pessoas que tiveram sua prisão decretada pela Justiça, está um ex-prefeito de Lapa, cujo nome não foi divulgado.

A investigação foi conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e aponta a participação de quatro empresas num esquema de direcionamento de licitações, superfaturamento e não-execução de serviços contratados. O MP-PR não informou o valor estimado do prejuízo aos cofres públicos.

As empresas investigadas são a Anam (Associação Nacional de Apoio aos Municípios), Instituto Fox, Instituto Eco XXI e Instituto Brasileiro de Arte e Educação.