Topo

Medicina na UFRJ é o curso com a maior nota de corte no Sisu 2013

Do UOL, em São Paulo

16/01/2013 22h08

O MEC (Ministério da Educação) divulgou na noite desta quarta-feira (16) a lista das 10 maiores notas de corte nos cursos oferecidos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona candidatos a vagas em faculdades públicas pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os cinco cursos com notas de corte mais altas foram graduações de medicina em universidades federais. A disputa mais acirrada para conseguir uma vaga ocorreu no curso de medicina da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Entre os candidatos que optaram pela livre concorrência, a nota mínima para ser aprovado foi 820,76 pontos.

Na sequência, ficaram as vagas de livre concorrência nos cursos de medicina daUFU (Universidade Federal de Uberlândia), da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Em quinto lugar, também ficou a nota de corte para o curso de medicina da UFRJ, mas nas vagas reservadas a estudantes de escola pública independentemente da renda. Veja a lista das notas no quadro abaixo.

Veja as maiores notas de corte do Sisu 2013

InstituiçãoCursoTipo de vagaNota de corte
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROMEDICINAAmpla concorrência820,76
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIAMEDICINAAmpla concorrência817,77
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETOMEDICINAAmpla concorrência810,34
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁMEDICINAAmpla concorrência810,02
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROMEDICINAEstudantes de escola pública independentemente da renda809,26
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIAAmpla concorrência808,12
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁSENGENHARIA CIVILAmpla concorrência807,23
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROENGENHARIA QUÍMICAAmpla concorrência807,15
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁSENGENHARIA ELÉTRICAEstudantes que se declararam pretos, pardos ou indígenas independentemente da renda805,95
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁCOMUNICAÇÃO SOCIALAmpla concorrência804,38

O Sisu deste foi o primeiro após a aprovação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), que determina gradualmente até 2016 a destinação de 50% das vagas nos cursos das universidades federais para estudantes de escolas públicas – reservando ainda dentro desse percentual, vagas para estudantes de baixa renda familiar (menos 1,5 salário mínimo per capita) e candidatos que se declarem pretos, pardos ou indígenas.

Com isso, na hora de escolher o curso, o candidato do Sisu poderia optar por pelo menos cinco tipos de vaga: de ampla concorrência; reservadas para estudantes de escolas públicas independentemente da renda; reservadas para estudantes de escolas públicas de baixa renda; reservadas para pretos pardos e indígenas independentemente da renda; e reservadas para pretos pardos e indígenas de baixa renda.