Topo

Programa apoia alunos de baixa renda que querem fazer faculdade nos EUA

Do UOL, em São Paulo

28/01/2013 12h09Atualizada em 28/01/2013 12h09

Estudantes do ensino médio que não têm condições financeiras para custear o processo de admissão em universidades dos Estados Unidos, mas pensam em estudar fora no futuro, podem se inscrever no programa Oportunidades Acadêmicas a partir de 28 de janeiro.

Coordenado aqui no Brasil pelo Alumni Advising-EducationUSA e patrocinado pelo Departamento de Estado americano, o programa arca com os gastos envolvidos em testes de proficiência em inglês, taxas de inscrição e traduções de documentos escolares, entre outros itens, que são exigidos pelas instituições americanas de ensino superior.

Somente o exame de proficiência Toefl, que é obrigatório para comprovar o domínio do inglês e admissão em uma universidade norte-americana, custa US$ 210 (cerca de R$ 430).

Desde 2006, já beneficiou mais de 150 estudantes brasileiros. As inscrições vão até 31 de março deste ano.

Quem pode participar

Alunos do 2º ou 3º ano do ensino médio e alunos que se formaram no ensino médio em 2012 e ainda não tenham ingressado em uma universidade.

Requisitos

O candidato deve ter um excelente perfil acadêmico, vir de uma família de baixa renda (não é divulgada a renda mínima) e ter nível de inglês avançado. Conta para a seleção se ele estiver envolvido em atividades comunitárias ou outras que demonstrem sua motivação, iniciativa e liderança. Projetos de estudo ou a prática de esportes também podem ser considerados.

Cursos vetados

Alunos que pretendem estudar medicina, direito, odontologia e veterinária não podem participar do Oportunidades Acadêmicas, pois nos Estados Unidos, esses cursos são de pós-graduação. 

Documentos exigidos

Formulário de inscrição disponível no site; histórico escolar do ensino médio (alunos do 2º ano devem incluir histórico do ensino fundamental); comprovação de nível de inglês (pelo exame TELP, aplicado nos centros EducationUSA, ou entrevista); documentos financeiros (formulário financeiro, conta de luz, declaração do imposto de renda do pai e holerites recentes) e carta de recomendação de um professor, coordenador ou diretor da escola, que pode ser redigida em português.