Topo

Apostilas escolares são encontradas em depósito de lixo no interior de SP

Foram encontrados pelo menos seis pacotes de apostilas novas em depósito de materiais de Limeira (SP) - Maurício R. Martins/Jornal de Limeira
Foram encontrados pelo menos seis pacotes de apostilas novas em depósito de materiais de Limeira (SP) Imagem: Maurício R. Martins/Jornal de Limeira

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Limeira (SP)

10/04/2013 17h37

Pelo menos seis pacotes com apostilas novas, que seriam utilizadas por alunos da rede estadual de Limeira, foram encontradas em um depósito de materiais recicláveis no bairro Vista Alegre. As caixas têm o logotipo do governo do Estado de São Paulo e estão identificadas como Kit Escolar 2013. O material deveria ser distribuído gratuitamente aos alunos pelas escolas.

Os pacotes estão divididos por disciplinas --geografia, arte, matemática, física, língua portuguesa e ciências-- e são destinados ao ensino médio e ao ensino fundamental. A proprietária do depósito de recicláveis, que pediu para não ser identificada, disse que recebeu as caixas há cerca de dois meses, mas que não sabia indicar quem havia levado o material até ela.

Edivaldo Mendes da Costa, coordenador da subsede de Limeira da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), viu fotos do material e confirmou que os livros são os mesmos utilizados hoje em sala de aula.

"Este mesmo material já foi usado no ano passado, está sendo utilizado este ano e pode ser usado em 2014", afirmou. De acordo com ele, a Apeoesp irá apurar o que aconteceu e estuda fazer uma representação no MPE (Ministério Público Estadual) para que a instituição investigue o caso. “É dinheiro público jogado fora. A Diretoria de Ensino precisa explicar o que aconteceu e punir os responsáveis”, disse.

A Secretaria da Educação do Estado não informou quanto custa cada uma das apostilas, mas afirmou que vai instaurar uma sindicância para apurar o que ocorreu.

"A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo repudia qualquer tipo de desperdício de material e, diante das denúncias, a Diretoria Regional de Ensino de Limeira vai instaurar uma apuração preliminar", informou a secretaria, em nota. "Cabe salientar, contudo, que não houve prejuízo aos estudantes, pois todo o material deste ano já foi distribuído aos alunos da rede estadual de ensino na região", diz a nota.