Topo

Curso online gratuito orienta alunos sobre graduação fora do país

Cláudia Emi Izumi

Do UOL, em São Paulo

07/05/2013 06h00

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para um curso online gratuito, destinado a estudantes do ensino médio ou recém-formados que desejam ingressar em universidades no exterior.

  • Acervo pessoal

    Jovens fazem 'vaquinha' para pagar universidade de renome fora do país

Com início em junho, o Prep Course Online é composto por vídeos e atividades, fóruns abertos que incentivam a troca de ideias entre os participantes e orientações semanais para esclarecer dúvidas sobre o ingresso em instituições de ensino estrangeiras. Exige-se o conhecimento de inglês para acompanhar o conteúdo do programa.

Temas como os exames de admissão e de proficiência em uma língua estrangeira, entrevistas com universidades, pré-viagem e financiamento e bolsas de estudo serão abordados.

A Fundação Estudar promove ainda o Pre Program, um programa de preparação do estudante que inclui uma mentoria remota por um americano ou por um estudante que já tenha estudado no exterior, apoio financeiro no application (processo de admissão) e contato com instituições de ensino estrangeiras.

São cem vagas disponíveis para a próxima turma, em 2014, mas há uma seleção que envolve fluência no idioma estrangeiro, desempenho acadêmico e histórico de engajamento social, que são exigidos pelas universidades lá fora.

“Em 2013, 4 dos 6 aprovados na graduação de Harvard foram preparados pelo programa”, conta Renata Moraes, gerente de Acesso a Estudo da Fundação Estudar. Desde 2011, foram 48 aprovados, sendo 30% provenientes do ensino médio público.