Topo

Look Disney: intercâmbio de trabalho exige visual tradicional

Carolina Cunha

Do UOL, em São Paulo

20/06/2013 06h00

Aparência importa, e muito. Pelo menos para os estudantes que têm interesse em participar de um intercâmbio de trabalho na Disney, na Flórida (EUA). A atenção é necessária porque o item é quesito eliminatório para o programa. Se o estudante não se adequar, acaba não participando do programa.

Quem avalia os estudantes brasileiros nesse quesito é a STB, operadora autorizada no Brasil a cuidar dos programas de intercâmbio de trabalho na Disney, com base no regulamento da empresa de entretenimento.

“Todos os candidatos ao programa são orientados já na primeira palestra da STB sobre o intercâmbio a respeito do look Disney. Quem tem luzes californianas, por exemplo, é orientada a pintar o cabelo. Quem tem alargadores, já deve se programar para retirar o acessório com antecedência para não deixar marcas, e assim por diante. O que não pode é chamar atenção. Então, cabe ao estudante se adequar dependendo da sua vontade de trabalhar na Disney”, diz a gerente de intercâmbio de trabalho da STB, Rosana Lippi.

Segundo o manual da própria Disney, óculos de sol só são permitidos se não impedirem a visão dos olhos dos guias. Modificações no corpo (por razões não médicas) e alargadores não são aceitos no programa. Tatuagens são permitidas, mas desde que discretas e cobertas o tempo todo. No caso de piercings, melhor evitar.

“Eles são bem chatinhos quanto ao visual, mas confesso que a empresa no Brasil é mais complicada com isso do que eles mesmos. Fiquei assustada com histórias do tipo ‘vão te botar no sol e ver se o furo de piercing aparece’. Mas não teve nada disso. Lá foi tranquilo. Eu mesma tirei meu piercing durante o trabalho e muita gente tirava antes e colocava na saída”, diz a estudante K.F., 22, que prefere não ser identificada. Ela participou do ICP (International College Programa), na temporada 2011-2012, e ficou na Disney por três meses.

Ainda segundo a estudante, “a Disney é mais exigente com relação a cabelo. Tipo, meninas sem tingir e usando brincos pequenos, e meninos sem barba e cabelo cortadinho”. A exigência é pelo estilo clássico. "Estilos extremos não são permitidos", diz o regulamento, que exige ainda o uso de roupas íntimas adequadas e uma boa higiene pessoal.
 

Veja o que pode e o que não pode para trabalhar na Disney

ExigênciasProibidosPode se...
Unhas limpas, curtas e de cor neutraUnhas compridas e coloridas 
Cabelos devem ser bem penteados e cortados no estilo clássico. Tranças são permitidasCabelos abaixo do ombro não podem cobrir o rosto durante o trabalhoCabelos pintados, desde que pareçam naturais
Bigodes não devem exceder os cantos da bocaCabelo comprido para meninosCabeça raspada, com corte no estilo militar, sem moicanos. Costeletas, se bem aparadas
Maquiagem neutraSobrancelha raspadaVisores e chapéus só são autorizados se fizerem parte do figurino
Celular e aparelhos eletrônicos devem ficar no modo silenciosoUsar celular e aparelhos eletrônicos no expediente 
Não mais do que três pequenos acessórios podem ser usados de uma só vezColares, braceletes e tornozeleirasAnéis, brincos e relógios, se forem discretos
Sapatos variam de acordo com a função. Antes de comprar, cheque com seu chefe qual o tipo sugerido e permitido para a sua funçãoModificações no corpo, alargadoresTatuagens, se discretas e cobertas.
  • Fonte: STB