Topo

Universidade tailandesa pede desculpas por mural que coloca Hitler entre super-heróis

Mural em universidade tailandesa coloca Adolf Hitler entre super-heróis - Divulgação Simon Wiesenthal Center
Mural em universidade tailandesa coloca Adolf Hitler entre super-heróis Imagem: Divulgação Simon Wiesenthal Center

Do UOL, em São Paulo

15/07/2013 12h42

A Universidade Chulalonkorn, da Tailândia, pediu desculpas por um mural pintado por seus alunos em que Adolf Hitler aparece entre imagens de super-heróis como o Hulk e o Capitão América. 

O mural foi pintado do lado de fora da Faculdade de Belas Artes em homenagem à formatura de alunos e incomodou os responsáveis pelo Centro Simon Wiesenthal, organização internacional de direitos humanos.

'Chica da Silva'

  • Reprodução/Facebook

    UFMG processa 198 alunos, mas não considera racista trote que acorrentava calouros

"Hitler, um super-herói? Ele é um modelo apropriado para as jovens gerações tailandesas, um genocida que assassinou em massa os judeus e os ciganos e todos aqueles considerados como racialmente inferior?", afirmou o rabino Abraham Cooper, diretor associado da ONG.

"O Simon Wiesenthal Center está indignado e revoltado com esta exibição pública", afirmou na semana passada em nota no site da instituição. "Estamos indignados com aqueles que criaram essa farsa, com a jovem posando com a saudação nazista e chocados com o silêncio total de elite da universidade".

Segundo a carta enviada ao Centro Simon Wiesenthal, a universidade investigou o caso e descobriu que o mural foi feito por um grupo de alunos que não sabia do significado de Adolf Hitler. A nota diz ainda que a universidade não havia sido comunicada oficialmente sobre o mural.

A universidade assegura que tomará todas as medidas para que um incidente como este não volte a acontecer.