Topo

No primeiro dia, Sisutec registra mais de 100 mil candidatos inscritos

Da Agência Brasil*

06/08/2013 20h41Atualizada em 06/08/2013 21h23

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) teve 100.204 candidatos inscritos até as 19h45 desta terça-feira(6), segundo balanço divulgado pelo MEC (Ministério da Educação). Como cada um pode fazer duas opções de curso, o sistema recebeu, ao todo, 184.189 inscrições, no primeiro dia do prazo. Os interessados tem até o dia 12 para se candidatar pela internet.

Esses candidatos serão selecionados para 239.792 vagas de cursos técnicos. São 117 cursos com duração de um a dois anos. A seleção será feita com base na nota do estudante no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012. Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral terão prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção, todas gratuitas.

Fazem parte do Sisutec 586 instituições, entre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S.

A exemplo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior, o processo seletivo do Sisutec será aberto duas vezes por ano.

Como se inscrever

Para se inscrever, o aluno precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. O site para inscrição é o www.sisutec.mec.gov.br

O candidato pode se inscrever em até duas opções de vagas. O sistema divulgará, em caráter informativo, a nota de corte para cada Instituição, indicando o local de oferta, o curso, o turno e a modalidade de concorrência. 

A divulgação da primeira chamada está prevista para 14 de agosto. A segunda chamada deve ocorrer no dia 19 do mesmo mês. A matrícula da  primeira chamada deve ser realizada nos dias 15 e 16 de agosto. Já a matrícula da segunda chamada acontece no dia 20 do mesmo mês.

Os cursos com maior oferta de vagas são os ligados à tecnologia da informação, saúde e área industrial. Lideram a lista os de técnico em informática (23 mil), técnico em enfermagem (14 mil), técnico em logística (13 mil), técnico em segurança do trabalho (13 mil) e técnico em redes de computadores (11 mil). São Paulo (76 mil) é a unidade federativa onde há a maior oferta de vagas, seguido de Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), do Paraná (17 mil) e do Distrito Federal (8 mil). A oferta de vagas pode ser consultada também no site do sistema.

As vagas remanescentes, após as duas chamadas, serão disponibilizadas por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).  

*(Com informações do UOL, em São Paulo)